Ed. Física, perguntado por ivaniton, 1 ano atrás

quais as técnicas Básicas do arremesso de Dardo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lolitadora5000
4

Embora pareça fácil no primeiro olhar, não é. Claro, que não é algo que não pode ser dominado. O Lançamento do Dardo divide-se em quatro fases: preparação, corrida de balanço, lançamento e recuperação. Por sua vez a corrida de balanço pode-se subdividir em corrida frontal e corrida lateral.

Preparação: Na fase de preparação o atleta deve colocar-se no corredor de balanço e pegar no dardo. Em ambos:
O dardo é colocado na mão na diagonal.A palma da mão deve estar virada para cima.A pega deve ser feita de uma forma confortável e descontraída. Corrida de balanço (corrida frontal): Na primeira fase da corrida de balanço o atleta coloca-se de frente para o setor de queda e inicia uma corrida:
Com ritmo lento.Com o dardo sensivelmente paralelo ao solo (ou ligeiramente inclinado à frente).No final da corrida frontal o dardo deve ser colocado atrás. Corrida de balanço (corrida lateral): No início da corrida lateral o pé esquerdo avança e inicia-se a contagem (de 5 apoios);
O braço direito está estendido para trás.A mão deve ficar à altura do ombro ou ligeiramente acima (nunca abaixo).A ponta do dardo deve ficar ao lado do olho direito (alguns atletas colocam-no entre a boca e o olho).A velocidade da corrida deve ser aumentada até ao passo de impulso.
Lançamento:
Manter o braço estendido até ao último momento (pré-tensão).Entrada da bacia e do peito na direção do lançamento.A posição crucial do lançamento do dardo é a posição de arco.A perna esquerda deve ter uma ação de bloco bastante enérgica e tão estável quanto possível.A mão lançadora deve passar claramente acima da cabeça. Recuperação: Após o dardo sair das mãos, o atleta tenta travar antes da linha final, para assim evitar lançamentos nulos (normalmente leva entre um e três passos).

Regras Básicas do lançamento do dardo O atleta tem de empunhar o dardo pelo encordoamento.O dardo tem de ser lançado por cima do ombro.Os estilos não ortodoxos são interditos (por exemplo, em rotação).No lançamento do dardo cada atleta tem três tentativas, após as quais os oito atletas com melhores marcas têm direito a mais três ensaios pela ordem inversa da classificação. Vence a prova o atleta que obtiver o melhor resultado em qualquer uma das seis tentativas. Em caso de empate, desempata o segundo melhor resultado e assim sucessivamente.O ensaio é nulo se o atleta tocar nos limites da pista durante o lançamento.O ensaio é nulo se o dardo cair fora do setor de queda.O ensaio é nulo se o dardo não tocar primeiro no solo pela ponta metálica.O ensaio é nulo se o atleta abandonar o corredor antes do dardo cair no solo.Se depois de o atleta lançar, o primeiro contacto com o exterior da pista de balanço for feito após a linha branca marcada de cada lado do corredor o ensaio será considerado nulos. Prevenção de Lesões no lançamento do dardo
Para evitar lesões as instruções aos atletas devem ser: Mão à altura do ombro ou ligeiramente acima durante a corrida lateral.Rotação interna da mão e cotovelo, voltar a palma da mão para cima.Cotovelo para a face (para cima) na fase do lançamento.Passar a mão visivelmente acima da cabeça no ato de lançar.Os atletas devem fazer um bom aquecimento geral e específico.Não começar a lançar com muita intensidade no início da sessão de treino.As botas de dardo (calçado específico) são também necessárias, principalmente na aprendizagem da corrida de balanço e do bloco e ainda para estabilizar o pé.Os principiantes podem ser iniciados sem sapatos de dardo, mas assim que começam a ter corrida de balanço e a ganhar velocidade de deslocamento os sapatos são fundamentais para se conseguir executar corretamente a técnica e prevenir lesões.

Lolitadora5000: Espero ter ajudado
ivaniton: ajudou bastante muito obrigado mermo
Lolitadora5000: de nada
Perguntas interessantes