Ed. Física, perguntado por luaesol7383, 9 meses atrás

quais as situações estressantes do nosso cotidiano, que pode causar o desequilíbrio emocional?​

Soluções para a tarefa

Respondido por FujoshiPura
2

Resposta:

Diante da vida agitada e da sobrecarga em que vivemos na atualidade, é comum encontrarmos muitos que sofrem com o estresse emocional e não sabem o que, de fato, representa para a sua saúde.

Esse tipo de transtorno difere do estresse comum, e geralmente tem como causa fatores externos que fazem parte da vida diária como filas no trânsito, divergências ou problemas no trabalho, situações essas que geram uma insatisfação interna e acabam afetando o estado físico, emocional e mental.

Esse pode ser o seu problema? Que tal entender melhor sobre as causas, os malefícios e como lidar com a situação no dia a dia e encontrar o equilíbrio emocional para seguir com mais tranquilidade a sua vida? Então continue com a leitura deste post que preparei. Entenda o que é estresse emocional

É importante explicar que existem dois tipos de estresse — positivo e negativo —, ou melhor, um necessário e o outro não. O estresse positivo é importante para a sobrevivência e para a nossa psicoadaptação, ou seja, é fundamental para saber lidar com as situações cotidianas em nossa vida.

As experiências estressantes vivenciadas no dia a dia fazem com que cada um desenvolva diferentes formas de enfrentá-lo, se adaptar e sobreviver. Porém, muitas pessoas não conseguem lidar muito bem com as pressões e o estresse se torna negativo. Como tudo tem os dois lados, o mesmo estresse que fornece energia e que ajuda a nos adaptar, quando mal gerido pode se converter em diversas patologias chamadas doenças psicossomáticas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, quando nos sentimos amedrontados ou pressionados, o cérebro produz uma série de hormônios que desencadeiam sintomas diretamente relacionados ao estresse emocional.

Em vista disso, ele se manifesta por meio da ansiedade, tristeza constante, excesso de irritação, frustração, insegurança, descrença, mágoa, ou seja, alguns sinais e sensações frequentes no cotidiano de quem está estressado emocionalmente.

Portanto, o estresse emocional é o resultado do acúmulo de problemas que se repetem todos os dias, é a resposta que o seu próprio organismo manifesta em situações de conflito, de medo e tensão, o que afeta não só o nosso corpo físico, mas, especialmente, a saúde mental, bem como a vida profissional, pessoal, as relações interpessoais, impedindo de atender às demandas e responsabilidades inerentes ao contexto.

Explicação:

Saiba quais são os principais sintomas

Segundo dados fornecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 90% de toda a população mundial é afetada pelo estresse emocional e por suas consequências físicas e mentais. Portanto, é imprescindível que saibamos reconhecer os sintomas para buscar o diagnóstico o mais rápido possível. Fique atento ao perceber:

ansiedade excessiva;

mau humor e variação de ânimo;

cansaço contínuo;

dores de cabeça constantes;

tristeza e angústia frequente;

insônia e agitação;

desmotivação;

baixa autoestima;

baixa produtividade;

não conseguir lidar com alguma situação difícil no trabalho;

falha na memória.

Esses são apenas exemplos da possibilidade de o estresse emocional afetar a sua vida sem que você esteja consciente da gravidade. Portanto, caso perceba qualquer uma dessas manifestações, é sinal que deve procurar ajuda, pois você pode ser mais um dos milhões de indivíduos espalhados pelo mundo com o “mal do século”.

Vale ressaltar, que o estresse emocional além de prejudicar as relações pessoais ou profissionais, oferece riscos ainda maiores para a nossa saúde. O nosso organismo nos dá o sinal de alerta por meio de somatizações.

Muitas patologias podem surgir durante o período de estresse emocional crônico, especialmente as psicossomáticas, tais como: depressão, transtornos de ansiedade, alergias, distúrbios do sono, problemas dermatológicos, cardiovasculares, neurológicos e até mesmo o câncer.

O estresse emocional não significa moleza, preguiça ou frescura como equivocadamente muitas pessoas acreditam. Pelo contrário, é um momento delicado em que precisamos de apoio para superar as dificuldades emocionais

Perguntas interessantes