Filosofia, perguntado por thiagosilvamedeiros5, 5 meses atrás

Quais as semelhanças e diferenças entre os sofistas e os atuais políticos brasileiros?

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscojoanesneto
2

Resposta:

A semelhança consiste na ideia de ascensão social através de um modelo específico de educação e na razão pela qual se faz política. A diferença está no campo democrático de atuação do político brasileiro e dos sofistas.

Explicação:

Quem eram os sofistas?

Sofista (do grego sofistés) eram pessoas que dominavam a arte da retórica e da oratória, tinham pensamento radicalmente relativista, exerciam profissões como professor, advogado e político.

Cobravam caro para ensinar seus alunos a arte da retórica e da oratória, para que se tornassem capazes de discutir sobre tudo dentro da Ágora (praça pública onde eram desenvolvidos os debates da democracia direta ateniense).

Eram vistos de forma pejorativa por Platão, tendo em vista a condenação de Sócrates, tendo como forte expoentes alguns sofistas, que o acusavam porque seu ensino não era voltado só para os ricos. A única condição exigida por Sócrates para alguém se tornar seu discípulo era de natureza moral e intelectual, não econômica.

Então, a condenação de Sócrates, do ponto de vista platônico, têm como culpados os sofistas, que visavam a obtenção do sucesso social de seus alunos. Já Sócrates, visava formação de consciência.

É possível traçar semelhanças e diferenças entre os sofistas da época grega e os políticos brasileiros atuais.

Uma das semelhanças consiste na ideia de que a maioria dos atuais políticos brasileiros estão mais preocupados com a educação no sentido de ascensão social, tentando formar pequenos empresários nas escolas. Pode-se dizer que Sócrates seria a favor de uma educação mais humanizada, que visasse a formação do caráter virtuoso do indivíduo.

Outra semelhança é a que trata do âmbito moral, onde muitos políticos apenas estão exercendo seus cargos por dinheiro, muitas vezes defendendo aquilo que não acreditam por acordos e projetos de lei, com o fim de obter lucro.

Uma diferença é o fato de que os políticos brasileiros atuais atuam em uma democracia indireta, onde são eleitos os políticos através do voto popular e, no local e momento adequado, os eleitos votam e tem voz sobre diversos temas. Já a democracia ateniense era direta, então os sofistas eram cidadãos como os outros e participavam diretamente da política da Polis.


thiagosilvamedeiros5: Francisco Joanes Neto, é o nome dele. Ele é o cara! valeu irmão!
franciscojoanesneto: Tamo junto!! Obrigado :)
Perguntas interessantes