quais as semelhanças e diferencas entre o plano marshall e o comecon
Soluções para a tarefa
O Plano Marshall foi um programa de incentivo de empréstimos de capital americano à países do Oeste europeu para se recuperarem da segunda guerra. O plano previa que as dívidas com os EUA deveriam ser pagas ao passar dos anos com baixíssimos juros, o que era uma boa troca para os países. Na verdade, foi uma forma de fixar uma certa dependência dos governos europeus pelo capitalismo americano, visto que revoltas comunistas começavam a eclodir pela Europa.
Já o COMECON, Conselho para Assistência Econômica Mútua, foi um programa criado pela URSS, envolvendo países comuno-socialistas (Tchecoslováquia, URSS, Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Hungria, Romênia, Cuba, Mongólia e Vietnã) e, apesar de ter o mesmo objetivo (reerguer as economias devastadas pela guerra), como o nome auto-explica, era um programa de troca de auxílios capitais, onde a URSS buscou sobrepujar o poder local de cada país e impor o seu (como as tropas Vermelhas na Polônia e Tchecoslováquia). Mas, durante sua existência, houve conflitos entre os membros, pois o programa previa igualdade soberana entre todos os países.
Tanto o Plano Marshall como o COMECON eram semelhantes por buscar reerguer as economias de países europeus devastados pela guerra. A principal diferença entre eles era que o Plano Marshall era um incentivo de empréstimos de capital americano, enquanto o COMECON foi um programa da URSS, envolvendo países comuno-socialistas.
A Crise Financeira após a Segunda Guerra Mundial
Assim que a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) chegou ao fim, partes da Europa e da Ásia estavam completamente devastadas, havendo uma grande crise financeira e humanitária.
Assim surgiram incentivos financeiros e empréstimos como o COMECON, Conselho para Assistência Econômica Mútua e o Plano Marshall.
Confira mais informações sobre o Plano Marshall e o COMECON aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3018304
#SPJ2