História, perguntado por bsmelo, 1 ano atrás

quais as semelhancas da arquitetura entre os povos maias, astecas e incas​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaramosbh1717
2

Resposta:

Breves introduções a esses povos

Semelhanças

Embora nunca tenham tido contato entre si, os três povos possuíam muitas semelhanças curiosas. A primeira delas é a religião. Todos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. E todos esses deuses eram o que hoje chamamos de fenômenos da natureza: sol, trovão, arco-íris, chuva, lua, etc. Em comum, também tinham os sacrifícios humanos como oferenda. Os maias, ofereciam seus inimigos em sacrifício. Já os astecas eram talvez os mais cruéis, pois ofereciam, além dos prisioneiros de guerra, crianças. Eles acreditavam que a terra devia ser alimentada com sangue humano. Enquanto os incas preferiam oferecer animais e recorriam ao sacrifício humano apenas em situações muito graves ou no início de um novo reinado.

Outro ponto em comum entre os três era a economia baseada na agropecuária, com foco na plantação de milho e de feijão. Os maias já possuíam em sua época algumas técnicas para o plantio, como o uso de adubo e a construção de canais de irrigação. Uma curiosidade aqui: os maias achavam que a matéria-prima do ser humano era o milho. Esse povo também plantava mandioca, abóbora, batata, tomate, cacau, algodão e frutas como abacaxi, maracujá, banana e caju. Já os astecas plantavam em pedaços de terras drenados, conhecidos como chinampas. Também cultivavam tomate, melão, baunilha, algodão, agave, tabaco, mandioca, pimenta e cacau. É deles o primeiro chocolate que se tem notícia, que era uma bebida quente à base do cacau.

As semelhanças não param por aí. Os três povos alcançaram um elevado nível no artesanato, nas esculturas e em suas arquiteturas. Todos podem ser destacados por suas roupas coloridas e seus bordados. Seus templos eram muito bem arquitetados. Eles também tinham em comum centros políticos e religiosos: para os incas era Cuzco e Machu Picchu; para os astecas era Tenochtitlán e os maias possuiam Chichén Itzá, Tikal, Copán e Palenque. Os três tinham hierarquias: soberanos dominavam, seguidos por sacerdotes, altos funcionários e a classe de guerreiros, que eram sustentados pelo trabalho de artesãos, camponeses e escravos. Além disso, não se pode negar a grande inteligência e conhecimento desses povos, em áreas como matemática e astronomia.

mascaramaya.jpg

Máscara maia

A vestimenta dos incas, astecas e maias

Os maias tinham até uma deusa, chamada Ixchel, que além de ser considerada responsável pela gravidez e fertilidade, era também a protetora das tecelãs. Tinham um intenso comércio de tecelagem, sendo seu principal produto o tecido feito de algodão, muitas vezes bordados. Vendiam também conchas, pérolas e plumas de pássaros tropicais como a arara e o colibri. Na hora das batalhas, os guerreiros vestiam capacetes em forma de cabeça de animal, composto de escamas e penas, colar de conchas, tanga e um disco com grandes plumas. As mulheres usavam saias longas e camisas largas confeccionadas de algodão, que podiam ou não serem bordadas. Cobriam-se com lenços coloridos. Os homens usavam calças coloridas e bordadas e deixavam o tronco nu. A nobreza trajava peças decoradas com pedras preciosas e plumas, combinando com grandes cintos e sandálias. Todos, independentemente da classe social, usavam acessórios como lenços e chapéus.

Os incas aceitavam peças de vestuário como moeda de troca. Os tributos podiam, inclusive, ser pagos com roupas. Também tinham criação de alpacas - lã que era usada para produzir roupas para toda a população. Havia também a vicunha, lã de excelente qualidade, reservada para o vestuário de seus superiores. As fibras eram tingidas com corantes naturais e os incas já usavam uma versão primária de teares, existentes até os dias atuais nos Andes. A roupa servia como uma espécie de medalha para esse povo: como mérito de sua sujeição ao seu soberano, podia receber dele, além de algum título de honra, o direito de usar trajes específicos, separando-os assim em um determinado grupo com mesma honraria. O poncho andino tem design e cores bem definidas, isso o difere de outros ponchos e demarca bem seu local de origem.

glifomaia.jpg

Hieróglifos maias

Dizem que o imperador inca Atahualpa, com a chegada dos espanhóis, antes de virar prisioneiro, demonstrou maior raiva por causa das vestes sagradas de seu povo, acima de todas as outras preocupações provenientes da guerra. A atividade têxtil era tão importante para os incas, que dentro do Templo do Sol funcionava uma espécie de oficina têxtil.

Os astecas trajavam roupas com muitas cores, de preferência mais vibrantes, enfeitadas com figuras geométricas. Para incrementar, usavam pedras preciosas. Os homens usavam tangas com túnicas ou camisas por baixo, enquanto as mulheres trajavam uma espécie de corpete em conjunto com saia. Seus guerreiros tinham uma túnica ajustada ao corpo e estofada com algodão, com calças compridas.

Perguntas interessantes