Quais as respectivas origens do cérebro, cerebelo, bulbo raquidiano e hipotalamo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O bulbo raquidiano é um órgão condutor de impulsos nervosos Relaciona-se também com o controle cardiorrespiratório, com a pressão sanguínea e com alguns tipos de reflexos, como o piscar de olhos, a secreção lacrimal e o vômito
O tálamo é uma região ricamente povoada de corpos celulares de neurônios. Situa-se entre o cérebro e o tronco cerebral. E ele que envia informações dos órgãos dos sentidos para os órgãos sensoriais do córtex cerebral e também transmite as informações motoras aos músculos. Em sua base há uma área - o hipotalamo- que controla a temperatura corporal e sintetiza certos hormônios para a glândula hipófise, que estudaremos nas aulas posteriores.
A medula raquidiana é o prolongamento do encéfalo, passando pelo interior do canal vertebral. Perifericamente, a medula raquidiana é constituida de substância branca e, internamento, de substancia cinzenta. A substância branca da modula contém vius ascendentes sensitivas, que se dirigem ao cérebro, e vias motoras descendentes, relacionadas com o sistema muscular. Na porção central da medula nervosa há o canal do epêndima ou canal central em comunicação com os quatro ventriculos do encefalo. No interior do canal e dessas cavidades circula o liquor. Nas porções posteriores da medula nervosa penetram as raizes dorsais (sensoriais) dos nervos raquidianos; das porções anteriores saem as raizes ventrais (motoras) desses nervos. São duas as funções básicas da medula raquidiana:
Explicação: