História, perguntado por camillyvitoria41, 1 ano atrás

quais as relações da historia colonial do brasil para o grande desenvolvimento no periodo imperial?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielacsouza1p3dq4r
1
simples, porque o comércio do escravo negro africano gerava lucros extraordinários a comerciantes que detinham o monópolio do tráfico e residiam em Lisboa. 
Como os traficantes vindo das regiões de Angola e Guiné. Como os navios obrigatoriamente tinham de atracar nos poucos portos da colônia, principalmente Rio de Janeiro ou Salvador, os impostos de tal troca poderia ser fiscalizado pela Coroa portuguesa que mantinha funcionários nas alfândegas dos portos. Assim esse dinheiro arrecadado era enviado a Portugal, para a Coroa. 

Mas e os índios no Brasil? Tudo bem, é verdade que foram dizimados por moléstias trazidas pelos europeus, não só os portugueses, mas franceses, ingleses, holandeses, espanhóis, etc. 
Não é que eles só não aguentavam a escravidão e os negros estavam acostumados. Isso dá ideia de que o índio fica triste com o trabalho compulsório e os negros não. Isso é muito comum em leituras de livros de Historiadores antigos como Gilberto Freyre por exemplo. Mas não, trabalho escravo é ruim, tanto para índios como para negros. A verdade é que o comércio indígena movimentava uma espécie de economia interna da colônia, pequena é verdade. Por exemplo, a relatos de expedições sertanistas atacando grupos indígenas no interior do que hoje é o Estado do Pará (já pensou o quanto esses bandeirantes já andaram para chegar até lá a aprisionar uma enorme quantidade de índios para depois trazê-los presos e revendê-los em São Paulo, por exemplo?) 

Como esse pequeno comércio interno era praticamente impossível se cobrar imposto pela Coroa portuguesa, assim a Colônia não gerava lucro a Coroa. Assim, Portugal iniciando o processo de montagem do Sistema Colonial no Brasil, resolveu inibir esse tráfico interno e escravidão indígena que não lhe gerava lucro e substituí-lo pela tráfico de escravos negros vindos da África, extremamente lucrativo. Lembre-se, os comerciantes do tráfico índio residiam na Colônia. Os mercadores de escravos negros residiam em Portugal, assim, com a troca, as remessas de dinheiro recolhidas com o tráfico iam para Portugal. 
Perguntas interessantes