Química, perguntado por softcurls, 1 ano atrás

Quais as regras para definir a nomenclatura das bases? dê exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por kerollyn222
3

nomenclatura das bases, assim como a nomenclatura das outras funções inorgânicas como ácidos, sais e óxidos, segue obrigatoriamente uma regra que, no caso das bases, é dada por:

Regra de nomenclatura geral para as bases

O termo hidróxido proposto na regra de nomenclatura das bases é referente ao grupo hidroxila (OH), presente na fórmula dessas substâncias, que é colocado junto ao nome do elemento que acompanha o grupo OH.

Fórmula geral de uma base segundo Arrhenius

Obs.: Caso o elemento químico que acompanhe o grupo hidroxila não seja a prata (Ag), o zinco (Zn) ou não pertença às famílias IA, IIA e IIIA, devemos indicar, depois do nome do elemento, o algarismo romano correspondente ao índice que está localizado após o grupo hidroxila (com ou sem parênteses).

Regra de nomenclatura para as bases com algarismo romano

Acompanhe a seguir alguns exemplos da aplicação da regra de nomenclatura das bases:

1º Exemplo: Sr(OH)2

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento estrôncio (que pertence à família IIA) apresentando a carga +2, que é indicada pelo índice colocado após o parêntese. Assim, a nomenclatura dessa base é hidróxido de estrôncio.

Obs.: O algarismo romano referente à carga não foi colocado após o nome estrôncio por este se tratar de um elemento da da família IIA.

2º Exemplo: AgOH

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento prata (que pertence à família IB) apresentando a carga +1, que é indicada pela ausência de índice após o parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de prata.

Obs.: O algarismo romano referente à carga não foi colocado após o nome do elemento, pois esse é o procedimento quando o elemento é a prata, o zinco ou pertence às famílias IA, IIA e IIIA.

3º Exemplo: Ti(OH)4

Nessa base, temos o grupo hidroxila ligado ao elemento titânio (que pertence à família IVB) apresentando a carga +4, que é indicada pelo índice colocado após o parêntese. Assim, a nomenclatura para essa base é hidróxido de titânio IV.

Respondido por rakelrosa34
0

Resposta: A nomenclatura das bases baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.

exemplos:

NaOH: Hidróxido de sódio

Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio

Al(OH)3: Hidróxido de Alumínio

AgOH: Hidróxido de prata

NH4OH: Hidróxido de Amônio

Zn(OH)2: Hidróxido de zinco

No entanto, essa regra aplica-se somente no caso de bases em que seus cátions só possuem uma eletrovalência, isto é, uma única carga. Mas existem aqueles casos em que os cátions podem apresentar mais de uma eletrovalência e formar bases diferentes, como é o caso do ferro, que pode perder dois ou três elétrons, formando, respectivamente, os cátions Fe2+ e Fe3+ e as bases Fe(OH)2 e Fe(OH)3.

Perguntas interessantes