História, perguntado por bonfimmoreno, 1 ano atrás

Quais as reformas de sólon?

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Respondido por Ríllaryalmeida
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Sólon (gr. Σόλων) foi um poeta e legislador ateniense que em 594 a.C. iniciou uma reforma onde as estruturas social,política e econômica da pólis ateniense foram alteradas. É aristocrata por nascimento e trabalha no comércio. Fez reformas abrangentes sem conceder aos grupos revolucionários e sem manter os privilégios dos eupátridas. Ele cria a eclésia (assembléia popular). Participante da eclésia- homem maior de 30 anos, livre (não era escravo), ateniense e de pai e mãe ateniense. Obs: a participação não é mais por nascimento, agora ela é censitária. Conselho de 400 (Bulé 400). 

Vindo de uma família que havia sido arruinada economicamente em meio ao contexto de valorização dos bens móveis na pólis ateniense, Sólon se reconstituiu economicamente através da atividade comercial. Profundo conhecedor das leis, ele foi convocado como legislador pela aristocracia em meio ao contexto de tensão social existente na pólis, no qual os demais grupos sociais viam as reformas de Drácon (ocorridas por volta de 621 a.C) como algo insuficiente. Na sua reforma, Sólon proibiu a hipoteca da terra e a escravidão por endividamento através da chamada lei Seixatéia, dividiu a sociedade pelo critério censitário (pela renda anual) e criou o tribunal de justiça. Suas atitudes, no entanto, desagradaram a aristocracia, que não queria perder seus privilégios oligárquicos, e o Povo, que desejava mais que uma política censitária, e sim a promoção de uma reforma agrária. Sólon também era considerado um dos Sete sábios da Grécia antiga e como poeta compôs elegias morais-filosóficas
Respondido por EduardoPLopes
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Sólon fez três grandes reformas em Atenas: acabou com a escravidão por dívidas (o que expandiu o direito ao voto), estabeleceu um novo modelo de divisão social (por renda, não por direito de nascimento) e criou um novo tribunal de justiça.

Por conta destas reformas houve uma expansão da participação popular na política ateniense. Com um número menor de escravizados, mais pessoas puderam efetivamente participar das decisões políticas e o poder ficou menos concentrado nas mãos dos mais ricos e mais pulverizado (ou seja, dividido) entre os diversos grupos sociais.

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