Filosofia, perguntado por yasminnnn6, 1 ano atrás

quais as quatro épocas que dividem a filosofia podem ser nomeadas, RESPEITANDO A ORDEM CRONOLÓGICA

Soluções para a tarefa

Respondido por silviapiresmoraes
4

PERIODOS DA HISTORIA DA FILOSOFIA  

A História da Filosofia, como toda divisão cronológica, é uma opção arbitrária de quem estabelece os pontos de ruptura para justificar as separações entre um período e outro. É claro que esta "arbitrariedade" está sustentada em algum princípio que permite aproximações entre temas, características e proposições dos autores. Neste caso, as periodizações da História da Filosofia devem ser buscadas nos critérios de quem as fez, mais do que nas relações dos próprios filósofos, que ao escreverem e muitas vezes dialogando com textos de antepassados não estavam preocupados em pertencer a um período específico.

As caracterizações de um determinado período são úteis para uma sistematização didática, mas como toda caracterização, ao mesmo tempo em que dá identidade e especificidade ao período que está sendo caracterizado, também serve para simplificar e reduzir um determinado pensamento ao período em que ele surge. Falar de características do pensamento filosófico de uma época é uma forma de encobrimento das diversidades que existem, mas ao mesmo tempo, a procura por estas características nos auxiliam na identificação da abordagem filosófica.

Dialogando entre uma caracterização geral e as particularidades de cada filósofo, a periodização que fazemos a seguir parte de algumas das principais obras de História da Filosofia e se aproxima das divisões clássicas da própria História: antiga, medieval, moderna e contemporânea.

FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA MEDIEVAL

FILOSOFIA MODERNA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

FONTE (FREITAS NETO, J.A; KARNAL, L. O ensino de filosofia na escola pública do Estado de São Paulo. Vol. I, São Paulo:SEE, s/d.

Perguntas interessantes