Sociologia, perguntado por sarahlinda49, 1 ano atrás

Quais as quais são as relações entre fé e razão filosofia e teologia para São Tomás de Aquino​

Soluções para a tarefa

Respondido por greice5479
8

Razão e Fé - Elementos presentes em Tomás de Aquino PEDAGOGIA

A filosofia Tomista encontrou inicialmente forte oposição por parte da igreja das Universidade medievais devido ao seu caráter de novidade frente à tradição agostiniana, marcada pelo platonismo, e à maior dificuldade em conciliar muitas das conclusões da filosofia aristotélica com dogmas revelados. Mas isso não impediu que com o tempo, a filosofia Tomista viesse a ser adotada como a filosofia oficial da igreja Católica, e a Suma Teológica considerada a expressão mais alta e acabada da possível conciliação entre a Fé e Razão.

Santo Tomás represente o apogeu da escolástica medieval na medida em que conseguiu estabelecer o perfeito equilíbrio nas relações entre a Fé e Razão, a teologia e a Filosofia, distinguindo-as mas não as separando, necessariamente. Ambas, com efeito podem tratar do mesmo objeto: Deus, por exemplo. Contudo, a filosofa utiliza as luzes da razão divina manifestada na revelação (fá).

Há distinção, mas não oposição entre verdade da razão e as da revelação, pois a razão humana é uma expressão imperfeita da razão divina, estando-lhe subordinada. Por isso o conteúdo das verdades revelada pode estar acima da capacidade da razão natural, mas nunca pode ser contrário a ela.

Dessa forma, Santo Tomás supera as posições ambíguas de sues predecessores, aos quais, ao abordarem a questão das relações entre Fá e a Razão, a Teologia e a Filosofia, muitas vezes pareciam confundi-las.

Perguntas interessantes