Quais as propriedades físicas das bolas de futebol?
Soluções para a tarefa
Resposta:
do futebol nas suas diversas variações. Normalmente é fabricada em couro sintético, e consiste de várias camadas que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. É um dos principais ícones do esporte, sendo universalmente reconhecida como seu símbolo
Explicação:
Você está aqui: Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Evolução da bola de futebol
Evolução da bola de futebol
A bola futebolística, quando bem feita, permite que os jogadores a chutem por inúmeras vezes mantendo-se intacta até ao final da partida. Será que foi sempre assim? Afinal, qual é a composição das bolas de futebol? Você vai conhecer agora a evolução do objeto fundamental para o esporte preferido dos brasileiros.
Final do século XX
A bola que chegou em 1894 no Brasil, trazida pelo inglês Charles Miller, era um tanto antiquada: feita de couro curtido com uma costura bem grosseira ao centro. Na hora de cabecear a bola, eis o maior problema, os cordões machucavam a testa dos jogadores.
Copa do mundo de 1958 - A bola usada na primeira Copa do Mundo que o Brasil ganhou já não tinha os tais cordões, mas continuava sendo feita de couro. Em dias chuvosos, o couro se encharcava e a bola ficava bem mais pesada, o que dificultava a precisão dos chutes.
Anos 60 e 70 - As bolas ainda eram feitas de couro, mas com um diferencial, eram impermeabilizadas, ou seja, não ficavam encharcadas em campos molhados.
Anos 80 - Os materiais sintéticos começaram a ser usados na fabricação de bolas. O aspecto visual e a durabilidade do material conquistaram a atenção dos jogadores.
Anos 90 - Chegou a vez dos polímeros! As bolas fabricadas a partir deste período ficaram mais leves graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) é usado como revestimento e nas camadas internas se emprega o poliestireno, as câmaras de ar (presentes no interior da bola) são de látex.
Início do século XXI - Os polímeros chegaram para ficar, a prova disso é a composição das bolas mais modernas: sob o revestimento de poliuretano se emprega dez camadas de poliestireno e na câmara é usada a borracha butílica. A tecnologia deste século permite que os gomos da bola sejam unidos por ligação térmica em vez de costuras.
Veja mais!
Polímero Nylon
Polímero antibala
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
Publicado por Líria Alves de Souza
Compartilhe!
Artigos Relacionados
Ambiente seguro com ondas eletromagnéticas
Campos elétricos e magnéticos monitoram movimentos.
Gás Lacrimogêneo
O gás lacrimogêneo é um composto orgânico do grupo dos haletos que causa reações involuntárias de lacrimejo.
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Zabivaka, o Mascote da Copa 2018
Já conhece o Zabivaka? Esse é o nome do mascote oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Neste texto falaremos um pouquinho mais sobre ele, quem o criou, o que seu nome significa e também conheceremos um pouco mais a respeito das características do animal que ele representa: o lobo.
Química e a taça da Copa do Mundo
Clique agora e conheça a relação entre Química e a taça da Copa do Mundo, aprendendo qual é a verdadeira composição desse importante troféu entregue ao campeão mundial de futebol. Ele é composto em grande parte por ouro 18 quilates e por uma menor parcela do mineral malaquita.
Barômetro de Torricelli
Como surgiu o equipamento capaz de medir a pressão atmosférica.
Por que o mar morto recebe este nome?
Conheça as propriedades do ponto mais baixo do planeta Terra.
Minoxidil
Como surgiu este medicamento para a calvície reversível?
Ácido fólico: essencial na gravidez
Saiba da importância desta substância para os bebês.
Versão mobile
Política de Privacidade
Termos de Uso
Quem Somos
Anuncie
Expediente
Fale Conosco
Copyright © 2020 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)