quais as principais sindromes que afetam os cromossomos?
Soluções para a tarefa
Síndrome de Down- Trissomia do cromossomo 21. O cromossomo deveria vir em par, mas quando o cromossomo número 21 é um trio causa a Síndrome de Down.
Síndrome de Turner- A falta de um dos cromossomos sexuais. Deveriam vir dois, XX ou XY para definir o sexo da criança. Mas nesse caso, apenas existe o cromossomo X.
Síndrome de Klinerfelter- O excesso de um cromossomo sexual. Assim como expliquei anteriormente, deveriam vir dois, XX ou XY. Mas nesse caso, há o excesso de cromossomo sexual, a criança nasce com a definição XXY. Como possui 2 X, a criança produzirá hormônios e características femininas, mas a precisa do Y implicará também na presença de hormônios e características masculinas.
Síndrome de Patau- Trissomia do cromossomo 13. Essa síndrome é letal. Aos bebês que conseguem nascer, a estimativa de vida é entre 1 mês à 6 meses. Pouquíssimos casos foram registrados de bebês com a síndrome que viveram um pouco mais de 6 meses.
Síndrome de Edwards- Trissomia do cromossomo 18. Alguns portadores da síndrome conseguem viver até a fase adulta, mas enfrentam diversos problemas de saúde.