História, perguntado por jssilva1085oziaye, 1 ano atrás

Quais as principais propostas educacionais implantadas pelo governo imperial? Quais as dificuldades enfrentadas na construção de um sistema estatal de educação?

Soluções para a tarefa

Respondido por JoseSoAn
12

Com o objetivo de melhorar o sistema educacional da época, no ano de 1823 foi criado no Brasil o Método Lancaster, conhecido também, como Método de Ensino Mútuo. Onde, cada aluno que já estava devidamente treinado ensinava grupos de até 10 outros alunos, isso sob a mediação de um professor-inspetor.

 

Já no ano de 1924, D. Pedro I ao outorgar a primeira Constituição da País, logo depois de proclamar a independência brasileira, estabelece que a educação primária deve ser gratuita a qualquer cidadão do Brasil. Já no ano de 1926, é determinado pelo Imperador, através de uma lei, a criação de 4 graus para instrução: Ginásios, Pedagogias, Academias e Liceus.

 

As grandes dificuldades começaram a surgir principalmente em 1937, quando na cidade do Rio de Janeiro, foi criado o Colégio Pedro II, tendo o objetivo de ser modelo de ensino do nível secundário a todo o restante do país. Porém até o fim do regime imperial, a escola não teve sucesso em seu objetivo, por não conseguir se organizar adequadamente.

 

E até 1889, com o fim do período Imperial do Brasil, não havia nada de concreto na educação brasileira, com ações educacionais divididas e escassas, sem um sistema de ensino de qualidade e que fosse efetivo.
Perguntas interessantes