Quais as principais lesões que podem ocorrer nas crianças em idade escolar e descreva como realizar o atendimento de cada um delas
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o artigo que foi escolhido como referência, a maioria das crianças até 10 anos recorreu por traumatismo após queda. Dos 11 anos aos 14 anos, os traumatismos por queda acidental e os acidentes desportivos tiveram igual prevalência. Nos adolescentes acima dos 14 anos, o principal tipo de acidente foi o acidente desportivo. A contusão foi o mecanismo de lesão mais frequente em todas as faixas etárias, explicável no evento de impactos de baixa intensidade.
Tanto as fraturas ósseas como as entorses ocorreram apenas em crianças com mais de 5 anos. O facto de as crianças com menos de 5 anos serem dotadas de maior elasticidade óssea pode justificar a ausência de fraturas nesta faixa etária. Nas crianças em idade pré-escolar, a presença de fraturas cranianas, fraturas em ossos longos, ou fraturas múltiplas em vários estágios de consolidação, poderiam alertar para a eventualidade de maus tratos infantis.
Quanto ao tratamento, mais de metade dos doentes (52,7%) não foram sujeitos a qualquer intervenção/ prescrição médica ou foi apenas recomendado repouso e colocação de gelo sobre a lesão. Nestes casos as lesões provavelmente seriam minor e superficiais, pelo que teria sido preferível uma avaliação pelos cuidados de saúde primários, e eventual referenciação ao SUP se esta se justificasse.
Explicação: