Quais as principais ideias de Agostinho em relação a ética no período medieval?
Soluções para a tarefa
Ele entendeu que a razão natural é um meio que Deus deu ao homem para que este conheça a verdade. Outro meio, mais elevado e que alcança o que a razão não dá conta, é a Revelação, ao qual se assente por fé.
Escreveu em seu livro bem conhecido chamado “Confissões”, Deus não é o autor do mal, sendo o mal a ausência de Deus. De acordo com sua filosofia o mal é nada, é uma ausência, assim com o frio não é produzido, sendo só a ausência do calor; ou como a escuridão, que não é produzida, senão pela ausência da luz.
A função do livre arbítrio era evitar que alguma criatura fosse obrigada a amar a Deus, sendo convidada a fazer isso livremente. Mas o que se verificou foi que muitas usaram mal o livre arbítrio e se afastaram do maior bem possível. Por isso se deu o mal, a ausência do bem.
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram importantes filósofos que sempre enfatizaram a criação de Deus sobre todas as coisas.
Dessa forma, tudo o que existe hoje, para eles, é fruto da criação de Deus, inclusive a alma.
Portanto, reafirmam a imortalidade da alma, e protagonizam o Criador, de forma a contribuir para os dogmas existentes no catolicismo, a doutrina que sempre pregaram a todos.
Explicação:
Espero ter ajudado