quais as principais formulas para se calcular o volume de figuras geométricas espaciais (3D)?
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Vou chamar:
Ab = área da base
Al = área lateral
V = volume
L = lado
R = raio da base
ap = apótema
S = área total
d = diagonal
g = geratriz
CUBO:
Diagonal de uma face = d' = L√2
Diagonal do cubo = d = L√3
Área do cubo = 6a²
Volume do cubo = a³
TETRAEDRO REGULAR:
h = L√6 / 3
S = 4. L²√3 / 4
OCTAEDRO REGULAR:
d = a√2
S = 8. L²√3 /4
PARALELEPÍPEDO RETÂNGULO (ORTOEDRO)
d² = a² + b² + c² (onde a, b e c são respectivamente comprimento, largura e altura)
S = 2(ab + ac + bc)
V = Ab . h = a .b .c
PIRÂMIDES:
Al² = h² + R²
ap² = h² +L²
Al² = ap² + (L/2)²
Al = L. ap /2 . n ( n= lados)
S = Al + Ab
V = 1/3 . Ab . h
CILINDRO CIRCULAR RETO:
No cilindro equilátero temos que a geratriz é igual à altura e igual à duas vezes o raio; (sempre lembrando que quando se fala em secção meridiana é um corte, como cortar uma maça ao meio, mas com a forma de uma lata de nescau)
Al = π h . 2R
S = Al + 2. π R² (π r² = área da base)
V = Ab . h = πR² . h
CONE CIRCULAR RETO:
g² = h² + R²
Em um cone equilátero a secção meridina é um triângulo equilátero, logo nele se tem g = 2R e h = R√3
Al = πg . R
S = Al + πR² = Al . Ab
V = 1/3 . πR² . h
ESFERA:
R² = d² + R²
Áreda da superfície da esfera: Se = 4πR²
V = 4/3 πR³
Ab = área da base
Al = área lateral
V = volume
L = lado
R = raio da base
ap = apótema
S = área total
d = diagonal
g = geratriz
CUBO:
Diagonal de uma face = d' = L√2
Diagonal do cubo = d = L√3
Área do cubo = 6a²
Volume do cubo = a³
TETRAEDRO REGULAR:
h = L√6 / 3
S = 4. L²√3 / 4
OCTAEDRO REGULAR:
d = a√2
S = 8. L²√3 /4
PARALELEPÍPEDO RETÂNGULO (ORTOEDRO)
d² = a² + b² + c² (onde a, b e c são respectivamente comprimento, largura e altura)
S = 2(ab + ac + bc)
V = Ab . h = a .b .c
PIRÂMIDES:
Al² = h² + R²
ap² = h² +L²
Al² = ap² + (L/2)²
Al = L. ap /2 . n ( n= lados)
S = Al + Ab
V = 1/3 . Ab . h
CILINDRO CIRCULAR RETO:
No cilindro equilátero temos que a geratriz é igual à altura e igual à duas vezes o raio; (sempre lembrando que quando se fala em secção meridiana é um corte, como cortar uma maça ao meio, mas com a forma de uma lata de nescau)
Al = π h . 2R
S = Al + 2. π R² (π r² = área da base)
V = Ab . h = πR² . h
CONE CIRCULAR RETO:
g² = h² + R²
Em um cone equilátero a secção meridina é um triângulo equilátero, logo nele se tem g = 2R e h = R√3
Al = πg . R
S = Al + πR² = Al . Ab
V = 1/3 . πR² . h
ESFERA:
R² = d² + R²
Áreda da superfície da esfera: Se = 4πR²
V = 4/3 πR³
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