Quais as principais fontes de energia em uso na Europa Ásia e Oceania e qual o impacto ambiental desse uso nesses países
Soluções para a tarefa
Entre as fontes alternativas de energia, destacam-se:
1. Energia Solar
A utilização de energia solar como fonte de energia alternativa possui inúmeras vantagens. É uma matriz energética, é limpa, renovável, abundante e que apresenta bom custo-benefício. Nos Estados Unidos, já é bastante usada no aquecimento de água e na geração de energia elétrica. Países que se encontram nos trópicos – como México, Bahamas, China, Brasil e Paraguai – possuem grande potencial de obtenção dessa energia, em decorrência da grande insolação que recebem. O aproveitamento da luz solar, no entanto, ainda requer avanços na tecnologia para que seu uso seja viabilizado economicamente.
A energia elétrica por meio da luz solar pode ser obtida de duas formas:
• Direta: por meio de painéis de células fotovoltaicas ou por meio de coletores instalados no telhado das residências.
• Indireta: por meio de usinas, construídas em áreas em que a insolação é abundante, onde são instalados inúmeros coletores solar.
2. Energia Eólica
O vento é um recurso natural abundante e, quando intenso, pode ser usado para a obtenção de energia, produzida a um custo, geralmente, baixo. Seu uso como gerador de energia iniciou-se no século XIX. Segundo a Revista Exame1, em 2017, cerca de 18% da energia gerada nos Estados Unidos provém de fontes alternativas de energia, como a energia eólica. O Brasil ainda não se destaca no uso de energia eólica, porém tem demonstrado alguns avanços, principalmente nos estados das Regiões Nordeste e Sul, que contam com a presença de ventos alísios .
A obtenção de energia eólica ocorre por meio de equipamentos chamados aerogeradores eólicos, que convertem a energia cinética dos ventos em energia elétrica. Por esse processo não emitir gases poluentes para a atmosfera, essa energia é considerada uma fonte limpa. Apesar disso, a instalação de aerogeradores eólicos em fazendas provoca modificações na paisagem e prejudica as aves em suas rotas migratórias. Os aerogeradores ainda necessitam de avanços em seu desenvolvimento, pois ainda possuem um alto custo.
Biocombustíveis são produzidos por meio da queima de produtos da biomassa, como plantas e madeiras.
Biocombustíveis são produzidos por meio da queima de produtos da biomassa, como plantas e madeiras.
3. Biocombustíveis
O uso de biocombustíveis é feito por meio do aproveitamento da biomassa. A energia proveniente da biomassa pode ser obtida por meio da queima de plantas, madeiras, materiais vegetais e animais. Existem diversos processos que geram energia elétrica por meio da biomassa, como combustão direta, fermentação, gaseificação, entre outros. É uma fonte de energia pouco poluente, e seus recursos são renováveis. Os biocombustíveis produzidos pelo aproveitamento da biomassa são:
→ Etanol: gerado a partir da cana-de-açúcar, eucalipto, milho ou beterraba. É um combustível renovável e menos poluidor que a gasolina.
→ Biodiesel: produzido a partir de gorduras vegetais ou plantas oleaginosas. Foi consagrado como combustível ecológico, pois emite cerca de 60% menos gás carbônico e 90% menos enxofre que os combustíveis tradicionais.
→ Biogás: obtido por meio das reações anaeróbicas (sem oxigênio) da matéria orgânica encontrada nos lixos produzidos nas áreas urbanas e depositados em aterros sanitários. É utilizado como gás de uso doméstico e como combustível de veículos.
A utilização de biocombustíveis, contudo, apresenta aspectos negativos. Algumas dessas fontes alternativas de energia, para serem produzidas, utilizam muita água. A agricultura já é responsável por cerca de 70% do consumo de água do mundo. A expansão dessa atividade econômica, além de aumentar o gasto de água para viabilizar a produção de energias alternativas, demandaria o aumento de ocupação de terras e, consequentemente, do desmatamento.
A força das ondas é usada para produção de eletricidade.
4. Energia dos Oceanos :
A energia dos oceanos é obtida por meio da força gerada pelo deslocamento das massas de água, que gera acúmulo de energia. O aproveitamento desse tipo de matriz energética pode ser feito por meio da energia das ondas, da energia das marés, da energia das correntes marítimas ou da energia térmica dos oceanos. O aproveitamento dessas energias demanda avanços e aperfeiçoamentos para que essa fonte alternativa possa ser difundida em todo o mundo. A energia dos oceanos é considerada uma fonte de energia limpa, por agredir minimamente o meio ambiente. A Noruega, por exemplo, é um dos países que já utiliza a força das ondas para produzir eletricidade.
Usina geotérmica na Islândia.
Espero ter ajudado você!!!!!
As fontes energéticas mais utilizadas na Europa, Ásia e Oceania são:
- Energia Solar - é considerada uma energia renovável, os impactos ambientais envolvidos no uso são baixos, porém existem impactos na construção de placas fotovoltaicas.
- Energia Eólica - os impactos ambientais de uso são baixos, mas o transporte e construção de uma usina é alto, além de que durante o uso, diversas espécies de pássaros colidem contra os aerogeradores.
- Biocombustíveis - são energias não renováveis e apresentam grandes impactos ambientais através de seu uso, tendo em vista que são recursos finitos no planeta.
Energia renovável
A energia renovável, conforme o nome nos diz, é algo que a sua geração pode ser infinita, desde que padrões ambientais e de qualidade sejam respeitados durante o seu uso e construção. Elas são importantes para o planeta e devem substituir as não renováveis para que tenhamos menores impactos ambientais.
Saiba mais sobre energia renovável: brainly.com.br/tarefa/25677799
#SPJ2