Quais as principais diferenças religiosas,políticas,e econômicas entre o Império Romano do Ocidente e o Império Bizantino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
colapso do Império Romano sentiu um de seus maiores golpes quando, em 395, o imperador Teodósio dividiu os territórios em Império Romano do Ocidente e do Oriente. Em 330, o imperador Constantino criou a cidade de Constantinopla no local onde anteriormente localizava-se a colônia grega de Bizâncio. Não sentido os reflexos da desintegração do Império Romano, a cidade de Constantinopla aproveitou de sua posição estratégica para transformar-se em um importante centro comercial.
Cercada por águas e uma imponente fortificação, a cidade de Constantinopla tornou-se uma salvaguarda aos conflitos que marcaram o início da Idade Média. Com o passar do tempo, o Império Bizantino alcançou seu esplendor graças à sua prosperidade econômica e seu governo centralizado. No governo de Justiniano (527 – 565), o império implementou um projeto de expansão territorial que visava recuperar o antigo esplendor vivido pelo Antigo Império Romano.
Explicação:
Resposta:
Dentre as principais diferenças existentes entre o Império Bizantino e o Império Romano do Ocidente, podemos citar a religião e a política.
Vale ressaltarmos que o Império Romano, após uma grave crise gerada pelo sua própria extensão territorial, foi dividido em duas tardes. De um lado tínhamos o Império Romano Ocidental, que apresentava Roma como sua capital e do outro lado tínhamos o Império Romano Oriental, com sua capital sendo Constantinopla.
Por um lado, o Império Romano Ocidental fracassou devido às invasões de povos conhecidos como bárbaros. Já o Império Bizantino cresceu bastante se tornando um império muito importante para a humanidade.
Explicação: