Quais as principais diferenças entre o pensamento investigativo filosófico antigo e a ciência moderna
Soluções para a tarefa
As principais diferenças entre o pensamento investigativo filosófico e a ciência moderna estão no objeto de investigação e no método.
O objeto da filosofia é constituído da realidade imediata, não perceptíveis pelos sentidos e por serem de ordem supra sensível ultrapassam a experiência. Seu método é argumentativo.
O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de demonstração e de experimentação.
A ciência moderna sabe explicar os motivos de sua certeza e investiga o que há de mais universal, válido para todos os casos da mesma espécie, é metódica e sistemática, a partir de leis e princípios. A ciência é objetiva.
Na acepção clássica, a filosofia era considerada como a das coisas por suas causas supremas. Buscava constante o sentido, a justificação, as possibilidades, de interpretação a respeito de tudo aquilo que envolvia o homem e sobre o próprio homem em sua existência.
O pensamento filosófico era e é, subjetivo e reflexivo. Busca compreender racionalmente a realidade, mas não busca soluções definitivas para grande número de questões, porém, permite ao homem fazer uso de suas faculdades para compreender o sentido da vida concreta.
Bons estudos!