História, perguntado por giih114, 1 ano atrás

Quais as principais críticas dos reformadores?

Soluções para a tarefa

Respondido por jonathan139
8
Os abusos cometidos pelo clero disseminavam-se por todas as categorias eclesiásticas. Assim, desde a venda de relíquias sagradas (como pretensos pedaços da cruz em que Cristo foi crucificado), efetuada pelo baixo clero, até a intervenção política em problemas internos dos reinos pelos papas, tudo contribuía para justificar as críticas dos intelectuais humanistas. 
De acordo com um desses intelectuais, Erasmo de Roterdã, era preciso que a Igreja assumisse uma posição mais humilde e desvinculada da vida material, conforme propunham os ensinamentos dos Evangelhos. Nesse contexto surgiu Martinho Lutero, que propunha mudanças na Igreja de Roma. Suas propostas provocariam um intenso movimento de transformação religiosa em toda a Europa ocidental, que ficou conhecido como Reforma Protestante. 
Embora os motivos religiosos tenham sido os mais evidentes, houve também outras motivações para a Reforma de Lutero. Uma delas relacionava-se a mudanças econômicas que vinham ocorrendo desde o fim da Idade Média, preparando o terreno para o capitalis
Perguntas interessantes