História, perguntado por dumadu11, 1 ano atrás

Quais as principais concequências do Movimento Cruzadista?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gleggie3533
4
Um dos motivos que geralmente é ignorado pela maioria dos estudantes é que os governantes do Império Bizantino, angustiados pelo crescimento de reinos muçulmanos sobre terras que antes eram suas fez com que pedissem ajuda do papa, em Roma. 
Além das razões financeiras já citadas, o papa achou que ajudar Bizâncio seria uma boa chance de tentar reunir a igreja católica, então dividida em duas, as Igrejas Católica Romana e Grega, sob uma mesma bandeira. Também era uma chance de tentar fazer com que os nobres europeus parassem de matar uns aos outros para se unir contra um inimigo estrangeiro, mas o papa titubeou em tomar uma atitude. 
O golpe de misericórdia veio de uma série de cartas que o imperador bizantino enviou nas quais alegava que os cristãos eram torturados e massacrados por sua fá nas terras muçulmanas (e ele estava mentindo!!!). Padres e nobres tomaram conhecimento dessas cartas e acabaram por convencer o papado a pregar uma guerra santa contra o infiel. 
Quando a Europa organizou as cruzadas, no entanto, o imperador bizantino se recusou a ajudar e lacrou a cidade para que nenhum cruzado entrasse. Causar a guerra e depois pular fora foi algo que os cruzados jamais perdoaram da parte deles e, algumas guerras depois, cruzados saqueariam e arrasariam a capital do Império Bizantino, sendo perdoados pelo papa de então como forma de se vingar da traição bizantina.

Perguntas interessantes