História, perguntado por araujoisadora60, 1 ano atrás

Quais as principais causas da Peste Negra e suas consequências para a história medieval europeia?

Soluções para a tarefa

Respondido por VitorRamirosz
5
A peste negra foi manifestação específica de uma praga, que teve lugar na Europa em meados do século 14. A Peste Negra chegou à Europa em outubro de 1347 e se espalhou rapidamente por grande parte do continente até o final de 1349 e para a Escandinávia e Rússia, no 1350. Ela voltou várias vezes ao longo do resto do século. 

Os principais culpados na transmissão desta doença foram pulgas de ratos orientais transportados no dorso de ratos negros. 

Estima-se que cerca de 75 milhões de pessoas morreram na Europa a partir da Peste Negra. Trata-se de cerca de um terço da população. Muitas cidades perderam mais de 40% dos seus residentes, Paris perdeu metade, e Veneza, Hamburgo e Bremen são estimados para ter perdido pelo menos 60% de suas populações. 


Consequências da Peste Negra: 

*A taxa de casamentos aumentou acentuadamente - em parte devido aos homens ricos "predatórios" que se casaram com órfãs e viúvas; 
*A taxa de natalidade também subiu, embora as recorrências da praga manteve os níveis de população reduzida; 
*Houve um aumento notável da violência e da devassidão; 
*A escassez de trabalhadores fez com que eles cobrassem preços mais elevados por seus servicos; 
*A Igreja perdeu muitas pessoas, mas a instituição tornou-se mais ricas através de legados. Também ficou mais rica cobrando mais dinheiro para os seus serviços, como a missa para os mortos. 
*O fracasso do clero para ajudar os que sofrem durante a peste causou ressentimento entre as pessoas. 

araujoisadora60: Obgd
VitorRamirosz: Nd ^^
Usuário anônimo: Uma causa para a proliferação dos ratos é a falta de saneamento básico da época, já que não havia sistema de esgoto e recolhimento do lixo
Perguntas interessantes