QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE INDICAM A VIDA? EXPLICAR CADA UMA DELAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Composição química, organização celular, metabolismo, reação e movimento, crescimento e reprodução, hereditariedade.
Explicação:
Vou explicar alguns:
Organização celular: suas células possuem componentes (organelas) dispostos em seu citoplasma.
Metabolismo: Capacidade do organismo de realizar reações químicas.
Hereditariedade: Repasse de característica de seres da mesma espécie através da reprodução.
Reação: Capacidade de reagir a ameaças, etc.
Resposta:
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Alguns dos principais quesitos para que um organismo possa ser considerado um ser vivo:
Composição química:
Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade.
Células:
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, estando presentes em todos os organismos vivos, com exceção dos vírus. De uma maneira simplificada, podemos dizer que as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético
Material genético:
Todos os seres vivos apresentam material genético, o qual é responsável por transmitir as características de um ser vivo para a próxima geração (hereditariedade) e controlar as atividades que serão realizadas pela célula. O material genético é formado por um ou dois tipos de ácidos nucleicos (DNA e RNA).
Metabolismo:
Os seres vivos apresentam no interior de seu corpo reações químicas, as quais são necessárias para as mais variadas atividades, como a obtenção de energia. Ao conjunto dessas reações químicas dá-se o nome de metabolismo.
Nutrição
Os organismos vivos necessitam de energia para a realização de suas atividades, e essa energia é conseguida pela nutrição. Os organismos vivos podem ser divididos, a partir do critério de nutrição, em autotróficos e heterotróficos.
Reprodução:
Os seres vivos são capazes de reproduzir-se, ou seja, produzir descendentes. A reprodução pode ocorrer de forma sexuada ou de maneira assexuada.
Capacidade de responder a estímulos:
Os seres vivos são capazes de responder a estímulos do meio ambiente, uma propriedade conhecida como irritabilidade.
Evolução:
Todos os seres vivos estão sujeitos aos processos evolutivos, ou seja, sofrem modificações ao longo do tempo. Um dos fatores que causam a evolução é o surgimento de mutações, modificações que ocorrem na molécula de DNA e levam ao surgimento de novas características em um organismo.