Quais as principais caracteristicas do realismo politico de Maquiavel?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Um realismo político (é no capítulo XV de sua obra mais conhecida, O Príncipe, que Maquiavel discute o princípio de que é necessário se ater a “verdade efetiva das coisas”; seu realismo político) ligado a um pessimismo antropológico, e que conduzirá Maquiavel a esboçar um conceito de “virtude” do príncipe para governar ...
espero ter ajudado :)
Resposta:
O realismo político de Maquiavel está ligado, como dissemos, a um pessimismo antropológico. Partindo do pressuposto de uma natureza humana corrupta. Os homens são corruptos, ingratos, volúveis, simuladores, ávidos de lucro (MAQUIAVEL, 1999 – Cap. XVII). E são tais atributos negativos que melhor definem a natureza humana. Um amplo trabalho dedicado à questão antropológica no pensamento de Maquiavel foi realizado por B. GUILLEMAIN (1974). Sobre a questão antropológica em Maquiavel veja também o artigo de Newton Bignotto (2008) e as obras de Anthony Parel (1992), José Nedel (1996) e Denis Rosenfield (1990).
O estudo da história, sobretudo a Antiguidade e a Roma Antiga conduziram Maquiavel à constatação de que os homens sempre agiram pela força e pela violência. Por isso o filósofo italiano pretende desenvolver uma teoria voltada para a ação levando em consideração essa natureza humana. “Os seres humanos, diz ele, agem e combatem segundo a sua dupla natureza: ora como animais, ora como homens, segundo aquilo que é próprio da natureza humana” (KRITSCH, 2001, p. 185). Por isso o príncipe “[...] deve saber tanto aterrorizar e golpear quanto simular e dissimular. Precisa ser raposa para conhecer os lobos e leões para aterrorizar os lobos” (KRITSCH, 2001, p. 185).
Explicação: