Quais as principais características do período pré-homérico?
Soluções para a tarefa
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
Assim, com a influência cultural desses povos surge a cultura grega, num período de quase 100 anos, marcando essencialmente, as invasões de diversos povos indo-europeus (arianos).
Inicialmente, esses povos foram conquistando áreas próximas ao sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu e, nesse período, ocorreu a primeira diáspora grega, ou seja, a dispersão da população grega em diversas partes.
Os aqueus foram os primeiros a chegar e dominar parte dos povos que habitavam tais regiões, fundando a cidade de Micenas, um importante centro político, econômico e cultural da época.
Além de Micenas, Argos e Tirinto tiveram um papel preponderante na história. Os aqueus representavam uma civilização muito belicosa que, aos poucos, foi conquistando diversos locais.
Assim, conquistaram a ilha de Creta invadindo a cidade de Cnossos e derrotaram a cidade de Troia. Por esse motivo, a civilização que se desenvolve durante esse período é denominada de "civilização creto-micênica", com a união da cultura cretense (minoica) e dos aqueus.
Com a chegada de outros povos, a civilização desenvolvida pelos aqueus se miscigenou com a dos jônios e eólios, mantendo uma relação pacífica.
Mais tarde, os dórios, povos de tradição belicosa e militar que detinham as técnicas do metal, invadiram e destruíram diversas cidades da região da Hélade, na parte continental da Grécia.
Esse fato gerou o que ficou conhecido como a “primeira diáspora grega”, com a migração de diversos povos, pondo fim ao período pré-homérico e dando início ao período homérico. Isso favoreceu a formação de várias colônias gregas em diversas regiões.