Quais as principais características do Liberalismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Defesa da propriedade privada.
- liberdade econômica.
- Igualdade perante a lei.
- Governo limitado.
Explicação:
As ideias mais remotas do pensamento liberal político advêm da filosofia jusnaturalista do filósofo inglês John Locke. Para Locke, o ser humano possui direitos naturais, que são, fundamentalmente, o direito à vida, à liberdade e à propriedade. A propriedade privada, para ser legitimada como um direito natural, deveria ter uma função social que atenda à comunidade.
Muito além dos ideais jusnaturalistas, o liberalismo admite que não deveria haver um sistema opressor que retirasse dos indivíduos a sua liberdade, deixando-os livres, na medida do possível, para viverem e produzirem. Nesse sentido, surgiu o liberalismo econômico, proposto pela primeira vez pelo filósofo e economista inglês Adam Smith. Smith defendia que o Estado deveria ter o mínimo possível de participação e gestão na economia, pois esta deveria ficar totalmente regulada por si mesma. Para o economista inglês, haveria uma espécie de “mão invisível” do mercado econômico que atuaria na regulação de todos os processos econômicos, sem necessitar de qualquer interferência externa.
Adam Smith é o precursor da doutrina liberalista clássica.
As teorias liberais foram altamente aplicadas em grande parte da Europa oitocentista e nos Estados Unidos. Esses eram os territórios altamente industrializados que permitiram a manutenção de um sistema capitalista regido pelas doutrinas liberais da época. As regras de manutenção da economia foram desenvolvidas pelo mercado. Salários, modos de contratação, preços e modos de venda eram decididos pelas instituições privadas.
O imposto sobre as empresas quase não existiam, recaindo, na maioria das vezes, em cima das pessoas comuns (entre elas os empresários) e quase nunca sobre as empresas em si. Isso constitui a essência do liberalismo. Enquanto pensamento político, ele garante as liberdades individuais e, enquanto doutrina econômica, garante a liberdade de propriedade e de empreender.
O liberalismo é uma ideologia política e econômica baseada no apoio ao livre mercado e defesa da propriedade privada. Essa corrente possui a tendência de se opor à intervenções estatais e a medidas protecionistas de regulação do mercado, quando inibe o livre comércio, mas apóia intervenções que protejam a propriedade privada.
O surgimento do liberalismo
O liberalismo econômico nasceu como uma teoria desenvolvida por Adam Smith, durante o Iluminismo. Com ela, a proposição de um novo modelo econômico no qual o Estado tivesse o mínimo poder possível de interferência. Esta ideia serviu primeiramente para popularizar e consolidar conceitos como o da propriedade privada e do livre comércio.
Saiba mais sobre o liberalismo em https://brainly.com.br/tarefa/42809780
#SPJ2