História, perguntado por emillyoliveira14, 1 ano atrás

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO ENGENHO DE AÇUCAR?

me ajudem por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por AMKResponde
45
O Engenho de açúcar foi a principal unidade produtora no Brasil desde a implantação do cultivo da cana por Martim Afonso de Souza em 1532 até ser superada pelo Café, no século XIX.
Todas informações serão encontrada no livro Sociedade do Açúcar de Vera Lúcia Ferlini.
O Engenho era dividido em três partes principais: Moenda, Caldeira e Casa de purgar.
A Moenda:
Lá haviam 3 trituradores verticais que inicialmente eram feitos de madeira e depois substituídos por  metais mais fortes.Nesse local acontecia a moagem da cana que no Brasil era do tipo ''crioula'' trazida para a Sicília durante a Idade Média e depois chegou ao Brasil.
56% do caldo era extraído e a cana se transformava em garapa, um caldo amarelado que era fervido.
 Casa das Caldeiras:
Aqui a garapa era fervida por várias horas até se transformar em um importante líquido chamado melaço e também se fazia aqui a drenagem de aguardente. O Melaço e a aguardente eram comercializados  na África em troca de escravos

Casa de Purgar:
Nesse local o açúcar era branqueado com barro durante mais ou menos 40 dias. Daqui se extraíam diferentes tipos de açúcar sendo eles: o branco fino, redondo, baixo e mascavado. O branco era o mais caro e o principal produto vendido. Depois daqui o produto era embalado em diversas caixas e descansaria por 40 dias até ser vendido à Holanda, que faria o transporte e distribuição na Europa.

A Rotina de trabalho no Engenho:
Os Engenhos funcionavam cerca de 20horas por dia com intervalos de 4horas para limpar os equipamentos. A jornada de trabalho era exaustiva.


-> Alguns historiadores utilizam o nome 'Engenho' para se referir a todos os estabelecimentos como a Casa grande, Senzala e a Capela, outros utilizam apenas para se referir ao local de produção, mas para deixar claro:

Casa-grande: é onde viviam o senhor de Engenho e sua família.
Capela: pequeno local para orações e celebrações religiosas aos domingos e feriados.
Senzala: local de abrigo dos escravos.
Casa dos homens livres: além de escravos trabalhavam no Engenho vários homens livres, que descansavam nessa casa durante a noite e nos feriados.

emillyoliveira14: Muito obrigada.
AMKResponde: Se puder selecionar como melhor resposta, agradeço
emillyoliveira14: ok
Perguntas interessantes