Quais as principais características do ciclo da Água ou Ciclo Hidrológico e sua importância ambiental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água passa por fases diferentes: Líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor). O ciclo da água envolve a troca de calor, o que leva a modificação da temperatura. Por exemplo, quando a água evapora, leva a energia do seu entorno e resfria o ambiente. Quando se condensa, liberta energia e aquece o meio ambiente. Estas trocas de calor influenciam o clima de maneira direta.
Na transferência de água a partir do reservatório para outro, o ciclo de água purifica e reabastece o solo com H2O doce e transporta os minerais de diferentes partes do mundo, além de estar envolvida na reformulação das características geológicas da Terra, através de processos como erosão e sedimentação. Não se pode ignorar ainda o fato de que o ciclo da água figura na manutenção da vida e dos ecossistemas da Terra. Os ventos movem a água no ar do mar para a terra, aumentando a quantidade no globo terrestre. O vapor de água é convertido em nuvens que trazem água fresca para a terra em forma de chuva ou neve
Explicação:
O Sol, que impulsiona o ciclo da água, aquece a água nos oceanos e mares. Gelo e neve são resultados do vapor de água. Evapotranspiração da água transpirada a partir de plantas evaporam a partir do solo. Correntes ascendentes de tomam o vapor para a atmosfera, onde as temperaturas mais frias se condensam em nuvens.
Ar em movimento fornece correntes de vapor de água em todo o mundo, as partículas colidem com nuvem, crescer e caem fora das camadas superiores da atmosfera como precipitação. Algumas precipitações caem em forma de neve ou granizo e podem acumular em calotas polares e geleiras, armazenando água congelada durante milhares de anos.
Mais água cai de volta nos oceanos ou na terra em forma de chuva, onde a água flui sobre o solo como escoamento superficial. Uma parte do escoamento entra em rios nos vales na paisagem, com vazões de água se movendo em direção aos oceanos. Enxurradas e águas subterrâneas são armazenadas como de água doce em lagos.
No escoamento tudo flui em rios, muito do que penetra no solo, como na infiltração, por exemplo. Algumas águas infiltram de maneira profunda no solo e reabastece aquíferos de água doce. Algumas infiltrações ficam perto da superfície da terra e podem infiltrar de volta para a superfície da água-corpos (e do oceano) como descarga de águas subterrâneas, que encontram aberturas na superfície da terra e saem como fontes de água doce. Com o tempo, a água retorna para o oceano, no mesmo local em que o ciclo foi iniciado. Diferentes processos conduzem a movimentos e mudanças de fase: