Quais as principais características de um oligopólio?
Soluções para a tarefa
Quais são as principais características de um oligopólio?
Para que se configure um oligopólio é necessário que um mercado conte com:
Um número restrito de empresas que fornecem a maior quantidade consumida de um bem: esse é o caso, por exemplo, do setor alimentício. Cerca de 70% de alguns produtos da linha são produzidos por gigantes como Nestlé e Coca Cola;
Uma equiparidade entre os preços praticados pelos componentes do oligopólio: isto é, eles não costumam concorrer entre si no quesito “preço” especificamente, mas em fatores como qualidade e processos organizacionais;
Uma dificuldade absurda para a entrada de novos concorrentes: você já parou para pensar na última vez que você tomou um refrigerante que não fosse Coca Cola, Fanta, Guaraná Antarctica e Pepsi? Isso é tão difícil porque concorrentes menores e regionais se mostram incapazes de competir igualmente com as fabricantes desses produtos.
Essas, é claro, são as características gerais. Há ainda as peculiaridades estabelecidas na relação entre as empresas integrantes do oligopólio, que podem ou não cooperar entre si para a manutenção do status quo.
Resposta:
característica que melhor define o oligopólio é o fato de criar uma economia de escala, onde uma empresa alcança grande participação de mercado. Com isso, ocorre uma diluição de custos fixos e a sobrevivência expressiva apenas de poucas grandes empresas.