Geografia, perguntado por alguemmeajuda122, 6 meses atrás

Quais as principais características das políticas migratórias do
Canadá e do México?

Soluções para a tarefa

Respondido por rayanesantos340
0

Resposta:

Explicação:

México é o país subdesenvolvido que possui a maior fronteira terrestre com uma potência mundial. São cerca de 3.000 Km que separam uma nação com salários médios equivalentes a 18,6 dólares por hora de outra onde eles são inferiores a três dólares. Desde o início dos anos 1980, a liberalização econômica tem facilitado a circulação de mercadorias, de capitais (especialmente financeiros) e de empresas. Sob estas circunstâncias, não é de estranhar a crescente circulação de pessoas. No entanto, esta não se deu sob o âmbito dos processos de desregulamentação, mas, ao contrário, enfrentando as regulamentações existentes. A emigração é fundamental para o México, uma vez que constitui, entre outras coisas, a principal válvula de escape perante a exígua geração local de empregos, a segunda fonte de obtenção de divisas e a principal fonte de financiamento de regiões altamente expedidoras de mão de obra. É, portanto, o meio de enfrentar ou sair da pobreza para milhões de lares. O México também representa uma ponte para emigrantes de terceiros países que pretendem chegar aos Estados Unidos. Por último, o México oferece ainda refúgio trabalhista para emigrantes pobres provenientes da fronteira sul. Neste artigo, apresentamos as tendências e a caracterização dos principais movimentos migratórios do México. São analisados os padrões de causa destes movimentos e os efeitos que a migração tem sobre o país de origem. Tentas detectar os benefícios e os custos da migração, assim como possíveis políticas a seu respeito.

O Canadá é conhecido por suas políticas favoráveis a entrada de imigrantes no país, sendo considerado o quarto Estado mais receptivo do mundo, ficando em primeiro lugar dentre o G8 (grupo das oito maiores economias do globo). Em 2015, o país recebeu quase 272 mil imigrantes e mais de 58 mil refugiados. Esse número tem relação dieta com seu comprometimento no recebimento de refugiados da guerra da Síria, reforçado pela Operação de Refugiados Sírios de 2016.

Em 2016, inúmeras políticas visando a migração familiar foram feitas, incluindo esforços para diminuir o tempo de análise processual nesses casos. Cerca de 61 mil esposos, dependentes e filhos de imigrantes foram beneficiados pelas políticas.

A imigração é considerada pelo país como uma peça-chave para fortificar sua economia e a classe média. Até 2020, a meta do governo é atrair 1 milhão de imigrantes. A Estratégia Global de Habilidades do Canadá, anunciada em Novembro de 2016, pretende atrair investimentos globais e trabalhadores qualificados para criar ou expandir seus negócios no país, assim como criar novas vagas de emprego para os canadenses. Os setores que mais precisam de mão-de-obra são o energético e da construção.

Perguntas interessantes