Quais as principais características da Roma
Soluções para a tarefa
OS FUNDADORES DE ROMA:
Os fundadores de Roma foram a mistura de três povos gregos, etrurcos e italiotas.Desenvolveram na religião uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.A sociedade nesta epoca era formada por patricios e plebeus.O sistema político era a monarquia,já que a cidade era governada por um rei patrício.
A religião neste periodo era politeista ,adotando deuses semelhantes ao dos gregos.
A LENDA DA ORIGEM DE ROMA:
Uma lenda conta que Roma foi fundada por gêmeos:Rômulo e Remo.Eles seriam netos de um rei da cidade de Alba Longa.
Rômulo e Remo foram colocados récem-nacidos dentro de cesto e abandonados no rio Tibre,até que a correnteza os deixou junto ao Monte Palatino.Eles foram encontrados por uma loba que os amamentou,então um pastor teria cuidado das crianças.
Quando creceram Rômulo e remo reconquistaram o trono para avô.Por isso,receberam a permição dele para fundar uma cidade na colina onde a loba os encontrou e a batisaram de Roma.
Porém,uma disputa entre os dois para decidir quem seria o rei teve um final tragico Rômulo matou Remo tornando-se rei de Roma.
O PERIODO REPUBLICANO:
Durante o periodo republicano ,o senado ganhou grande poder politico os patricios cuidavam das finanças publicas ,da adiministração e da politica externa.
As atividades executivas eram exercidas pelos cônsulis e pelos tribunos da plebe.
OS PRINCIPAIS IMPERADORES:
Os principais imperadores romanos foram: Augusto ,Tibério ,Calígula ,Nero e Marcos Aurelio
O PÃO E CIRCO:
A politica do pão e circo era a prática política que consedia trigo e diversão de graça ,com objetivo de conter as tensões sociais.
AS DIVERSÕES:
Uma das diversões mais populares na cidade de roma eram os gladiadores que combatiam entre si ou contra animais feroses,esses espetáculos aconteciam no Coliseu que podia acomodar quase 90 mil pessoas. Além das lutas de gladiadores, os Romanos interessava-se também por circo e teatro
A VIDA RELIGIOSA:
Os romanos eram politeistas por isso eles perseguiram os critãos até que Constantino adotou uma política de liberdade religiosa aos cristãos, mas depois o imperador Teodosio fez do cristianismo a religião oficial do imperio.
Espero ter ajudado!