Quais as principais características da república da espada 1889-1894 e da república da oligarquia 1894-1930
Soluções para a tarefa
Resposta:
A República da Espada é o momento inicial da Primeira República Brasileira (República Velha).
A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo.
Explicação:
A República da Espada é o momento inicial da Primeira República Brasileira (República Velha). Essa divisão marca os dois primeiros governos militares que o Brasil teve: Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891) como provisório e constitucional, seguido pelo Marechal Floriano Peixoto (1891-1894). Foi um momento de crises e disputas intensas!
Diferenciamos o período da República da Espada porque ela foi marcada por dois governos militares, o de Deodoro da Fonseca e o de Floriano Peixoto. Já a Oligárquica, conta com latifundiários no poder.
A principal característica da República da Espada está em seu próprio nome: a espada era o símbolo dos militares da época. Além de ter os dois governantes militares, essa república foi um período de muita tensão, mudanças, rupturas e crises.
A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. No Brasil, o período é identificado quando as oligarquias rurais dominavam o cenário político brasileiro.
Os presidentes eleitos usavam sua influência política para beneficiar os cafeicultores e garantir sua permanência no poder.
Deste modo era importante construir alianças estaduais como a Política dos Governadores e assegurar o resultado eleitoral através da fraude. Esta prática ficou conhecida como Voto de Cabresto.
Os chefes locais que exerciam esta prática eram denominados coronéis, apesar de não estarem vinculados ao Exército. Assim, esta política de conseguir votos pela força e troca de favores também é chamada de coronelismo.