Geografia, perguntado por bruna03062006, 9 meses atrás

Quais as principais características da doutrina Obama e como relacionar ela às tomadas de decisão dos EUA à crise econômica mundial de 2008.

Soluções para a tarefa

Respondido por gondimgabrielspfc42
2

Resposta:

Política externa do governo Barack Obama refere-se à forma como foi conduzida a política externa dos Estados Unidos ao longo da Presidência de Barack Hussein Obama, desde sua posse em 20 de janeiro de 2009 até deixar o cargo em janeiro de 2017. Obama nomeou sua ex-rival partidária, Hillary Rodham Clinton como Secretária de Estado de seu primeiro mandato, sendo sucedida por John Kerry a partir de fevereiro de 2013. Apoiadores da política externa de Obama costumam elogiar o que descrevem como sua cooperação com aliança e multilateralismo, seus esforços para encerrar a Guerra do Iraque, seu prosseguimento para com o processo de paz no Afeganistão, as tentativas de combater o terrorismo e a normalização das relações com Cuba.

Tais apoiadores são exemplificados por Hillary Clinton e John Kerry, assim como as conselheiras Susan Rice e Samantha Power, como os nomes-chave da política diplomática do governo Obama. Há um debate entre estudiosos se a política externa de Obama é parte de uma doutrina geral, sendo que ainda não há um consenso sobre o presumível estabelecimento de uma "Doutrina Obama".

A crise financeira que explodiu em 2008 nos EUA e assolou os mercados internacionais pautou todos os setores da administração de Barack Obama, de acordo com David Bach, professor de política e negócios globais da Universidade de Yale com foco na regulação de mercados financeiros. “A crise financeira foi para Obama assim como o 11 de Setembro e a questão do terrorismo foram para a gestão de Bush: ofuscou completamente a administração”, compara.

Perguntas interessantes