Artes, perguntado por cs6361119, 7 meses atrás

Quais as principais características da Arte Urbana e sua influência para a Cultura Brasileira?

Soluções para a tarefa

Respondido por gracasgoncalves74
0

                  Tipos de Arte Urbana

Grafite: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;

Grafite. (Foto: Flickr)

Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;

Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;

Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;

Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;

Autocolantes e Colagem: também chamada de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos;

Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc;

Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo.  

Durante muito tempo, a maioria das manifestações artísticas (grafites) de rua eram realizadas sem a autorização prévia do responsável pelo espaço, levando em consideração desde a utilização de muros residenciais e empresariais até a ocupação de praças.  

Diante dessa situação, a arte ganhou fama de marginal, fazendo com que muitos artistas fossem indesejados e considerados criminosos, mesmo quando eles se expressam em lugares públicos.

Um exemplo de como a Arte Urbana e, principalmente, o grafite é visto atualmente foi o episódio que aconteceu em janeiro de 2017, na cidade de São Paulo, onde o considerado “maior mural de grafite a céu aberto da América Latina” foi encoberto por uma tinta cinza, sob orientações do prefeito da época, João Dória.

O prefeito alegou que a maior parte da arte ali exposta era pichação e deixou apenas algumas pinturas descobertas. No entanto, muitos artistas reivindicaram e espalharam pelo local frases coloridas, indicando insatisfação contra a decisão do prefeito.

Por fim, ainda que carregada de preconceitos, o caráter conceitual e crítico da Arte Urbana é o que mais atrai os jovens para essa cultura mantendo, inclusive, o seu crescimento. E o caráter estético do grafite tem atraído cada vez mais artistas ao movimento de Arte Urbana.

Artigos Relacionados

                           O BRASIL

No Brasil, os primeiros sinais de Arte Urbana começaram a surgir na década de 70, mais precisamente na cidade de São Paulo, com as obras de grafite, que eram feitas nas paredes.

Ironicamente ou não, essas pinturas surgiram em uma época muito conturbada da história junto com as repressões e censuras causadas pela Ditadura Militar no Brasil. No início, não existia preocupação estética com as letras, bastava apenas que elas fossem legíveis a ponto de transmitir a mensagem de insatisfação do povo.  

Diante disso, muitas das manifestações de rua surgiram como alternativas de comunicação, denúncia e até mesmo como fonte de renda para pessoas marginalizadas que viviam nas periferias do país.  

Explicação:

espero ter ajudado vc coloque como melhor resposta esta bem.

Perguntas interessantes