História, perguntado por estefanynatalia416, 11 meses atrás

Quais as principais áreas colonizadas pelos europeus na África, e quais as características dessa atuação nas mesmas?

Soluções para a tarefa

Respondido por raissa324sousa
2

Resposta:

Bélgica

França

Alemanha

Grã-Bretanha

Itália

Portugal

Espanha

Estados independentes (Libéria e Etiópia)

Explicação:

colonização portuguesa

Em 1444, Dinis Dias descobre Cabo Verde e segue-se a ocupação das ilhas ainda no século XV, povoamento este que se prolongou até ao século XIX.

A colonização britânica

No final do século XVIII e meados do século XIX, os ingleses, com enorme poder naval e econômico, assumem a liderança da colonização africana. Combatem a escravatura, já menos lucrativa, direcionando o comércio africano para a exportação de ouro, marfim, tapetes e animais. Em consequência disso, os africanos ficam com o mercado dominado pelos interesses do Império Britânico. Para isso, os britânicos estabelecem novas colónias na costa e passam a implantar um sistema administrativo fortemente centralizado na mão de colonos brancos ou representantes da coroa inglesa. Os ingleses estabelecem territórios coloniais em alguns países da África Ocidental, no nordeste e no sudeste e no sul também do continente.

A colonização neerlandesa

Os neerlandeses estabeleceram-se na litorânea Cidade do Cabo, na África do Sul, a partir de 1652 e dominaram o que antes de 1994 era a província do Cabo. Desenvolvem na região uma nova cultura e formam uma comunidade conhecida como africâner ou bôer. Mais tarde, os bôeres perdem o domínio da região para o Reino Unido na Guerra dos Bôeres.

A colonização belga

A Bélgica colonizou o Congo Belga (atual República Democrática do Congo), Ruanda e Burundi.

A colonização espanhola

A Espanha colonizou a Guiné Equatorial, o Saara Espanhol e o norte do atual Marrocos.

A colonização italiana

A Itália conquistou a Líbia, a Eritreia e a região autónoma da Somália; a Somalilândia ou Somália Italiana.

A colonização alemã

A Alemanha colonizou as regiões correspondentes aos atuais Togo, Camarões, Tanzânia (a parte continental ou Tanganica), Namíbia, Ruanda e Burundi.

Respondido por ericson706p75jv9
1
Nas Américas o processo de colonização teve início na ainda no século XVI. Três séculos mais tarde o continente americano ja havia sido descolonizado e a primeira revolução industrial se encontrava em plena expansão. Diante disso os europeus buscaram novas fontes de recursos para abastecer as suas indústrias. No século XIX as nações europeias como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, começaram a explorar de maneira efetiva o continente africano e asiático. A revolução indústrial motivou esses países a explorar matéria prima especialmente minérios dentre as quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo e produtos de origem agrícola como algodão e borracha, todos fundamentais para produção industrial.
Perguntas interessantes