Quais as principais adaptações do corpo dos mamíferos para sobreviver nos ambientes aquáticos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Baleia Jubarte
A) - Transformação da forma externa do corpo em uma forma hidrodinâmica, como a dos primitivos vertebrados aquáticos. Houve o encurtamento das vértebras cervicais e, com isso, o desaparecimento do pescoço. A parte anterior do crânio alongou-se e a narina migrou para o topo da cabeça, formando os orifícios respiratórios (número 2 na ilustração abaixo). Os cetáceos podem respirar sem tirar os olhos do meio aquático, tomando cuidado com a aproximação de predadores ou outras ameaças, ou mesmo evitando perder uma presa ou seus congêneres de vista. Toda a caixa craniana se modificou.
Boto Cinza
B) - O pênis dos machos e as glândulas mamárias das fêmeas encontram-se alojados internamente, e não há pavilhão auditivo para captar sons. Assim não existem partes protuberantes do corpo que atrapalhem seu movimento causando atrito com a água.
C) - Ausência ou escassez de pelos, que em contato com a água os tornariam lentos. Algumas espécies (jubarte, franca e cinzenta) apresentam pelos na região da cabeça, muito provavelmente funcionando como estruturas sensoriais – são chamados de vibrissae.