quais as potências de máquinas de fluxo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As bombas são usualmente selecionadas pela potência expressa em kW ou HP, vazão ou caudal, pressão de descarga e pressão de sucção. Nas bombas cinéticas, é usual expressar a pressão em altura de coluna do líquido bombeado, dada a forma como a conversão de energia se processa. A altura de coluna pode ser fisicamente materializada por uma coluna vertical de líquido em equilíbrio com a atmosfera.
obs:não é a resposta mas ajuda.
Explicação:
Olá.
Para facilidade de escrita, vou abreviar Máquinas de fluxo como [MF]. Para bombas, que são máquinas de fluxo geradoras, será [MFG]; Para turbinas, que são máquinas de fluxo motoras, [MFM].
As potências são:
- Potência Hidráulica(Ph): Potência que o fluido pode fornecer para a máquina(MFM) ou potência que a máquina fornece efetivamente para o fluido(MFG).
- Potência de Eixo(Pe): Potência útil de eixo que a máquina consegue extrair do fluido(MFM) ou potência de eixo que a máquina recebe do motor elétrico(MFG).
- Potência Perdida(Pp): São as diversas perdas existentes nas MF, como perdas de escoamento internas à maquina, perdas por fuga interna e externa, perdas de choque no rotor das pás. Para as perdas fora das MF, teríamos perdas nos acoplamentos, perdas em mancais, motor/gerador elétrico
- Potência Elétrica(Pel): Essa não é diretamente da máquina de fluxo, mas toda máquina de fluxo está ligada a ela, então deve ser mencionada. É a potência elétrica que a máquina consome do sistema para converter em potência de eixo no motor elétrico(MFG) ou então a potência elétrica que o gerador elétrico fornece a partir da potência de eixo(MFM).
Destas quatro, as específicas são as três primeiras, com a quarta sendo muito relevante para a análise das MF.