Geografia, perguntado por fabianapimenteldeand, 3 meses atrás

quais as populações que estão em risco na Amazônia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por WillianLX
1

As queimadas das últimas semanas estão elevando o risco das 265 espécies ameaçadas de extinção que existem hoje na Amazônia, alerta o WWF-Brasil. São 180 espécies da fauna, das quais 124 ocorrem apenas no bioma, e 85 da flora. O risco é maior para as espécies que estão sendo atingidas pelo fogo e não estão sob nenhum mecanismo de proteção. Este é o caso, por exemplo, da cuíca-de colete (Caluromysiops irrupta) que teve registro em 1964 em Rondônia, um dos estados com maior índice de desmatamento. Além dela, cerca de mais 60 espécies da Amazônia estão nessa situação de vulnerabilidade. Para as espécies em risco que contam com algum mecanismo de proteção, como o tatu-canastra, a queixada e o tamanduá-bandeira, as queimadas são um dos principais fatores de risco a sua sobrevivência.  

Embora Unidades de Conservação (UCs) ou Planos de Ação Nacional (PAN) protejam 76% das espécies em risco do bioma Amazônia, nenhum deles pode proteger a fauna e flora das queimadas. No caso das UCs, o fogo atingiu principalmente aquelas que têm maior índice de desmatamento: Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu em Pará (PA), Floresta Nacional do Jamanxim (PA), Área de Proteção Ambiental Tapajós (PA), Reserva Extrativista Jaci Paraná (RO), Estação Ecológica Terra do Meio (PA), Reserva Extrativista Chico Mendes (AC), Floresta Nacional de Altamira (PA), Reserva Extrativista Rio Preto – Jacundá (RO), Reserva Biológica Serra do Cachimbo (PA) Floresta Nacional do Amanã (AM/PA).

Estima-se que dentro dessas UCs ocorram pelo menos 55 espécies ameaçadas (44 da fauna e 11 da flora), sendo que 24 são endêmicas do Brasil.  Para 5 espécies, a queimada é uma das principais ameaças:


fabianapimenteldeand: obg ❤️
Perguntas interessantes