Quais as partículas elementares de um átomo e qual delas mais interagem com os fótons?
Soluções para a tarefa
A constituição fundamental da matéria é tema que instiga pensadores e filósofos há muito. Já no século V a.C., o grego Demócrito de Abdera especulava sobre a existência de uma partícula elementar, que restaria invicta como última parcela de um corpo que passou por sucessivas divisões. Demócrito designou tal partícula por átomo (palavra grega para indivisível) e lançou as bases para a resposta à indagação milenar sobre de que é feito o mundo.
Da especulação grega à comprovação física, mais de dois mil anos se passaram. As evidências surgiram apenas a partir de 1803, com o trabalho experimental de John Dalton (1766-1844), o primeiro a demonstrar que a matéria era elementarmente constituída de átomos e a propor um modelo atômico.
A concepção do átomo como partícula elementar, porém, mostrou-se efêmera. A descoberta de partículas ainda mais fundamentais foi uma questão de tempo, conforme a investigação científica atingia escalas cada vez menores no estudo da matéria. Em 1897, Joseph Thomson (1856-1940) descobriu o elétron, uma partícula de carga elétrica negativa contida nos átomos, o que demonstrou que também o átomo era uma partícula composta.
No início do século XX, Ernest Rutherford (1871-1937) descobriu o núcleo atômico, uma região de carga elétrica positiva concentrada no interior do átomo, em torno da qual orbitavam os elétrons, dando origem ao atual modelo da estrutura atômica. Em 1920, Rutherford distinguiu o próton. Mais tarde, em 1932, James Chadwick (1891-1974) confirmou, no núcleo do átomo, a presença de uma partícula de carga elétrica nula, o nêutron. Estabeleciam-se, assim, as chamadas partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons.
espero ter ajudado : )