quais as partes presentes no olho e suas funções
Soluções para a tarefa
Resposta:
Córnea
A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Trata-se de um tecido transparente situado em toda a frente do olho. Um dos seus objetivos é o de proteger o olho contra traumas e possíveis contaminações, e a manter o formato globular do olho
Esclera
É a parte branca do olho ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem a função de dar proteção, onde se fixam os músculos extraoculares, responsáveis pelos movimentos do olho.
Conjuntiva
A conjuntiva é uma membrana transparente e fina que recobre a parte branca do olho. Fica localizada entre a esclera e as pálpebras. Serve para proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o olho.
Íris
A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida, e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A abertura da pupila varia em função inversa à luminosidade existente no ambiente. Assim, quanto menos luz disponível, mais ela dilata para um aproveitamento maior da luminosidade.
Corpo ciliar
O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares e é responsável por manter a pressão ocular e seu formato esférico.
Cristalino
Está localizado logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente e focaliza a luz que penetra na pupila e forma imagens na retina. É o cristalino que faz o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo.
Humor Vítreo
É uma estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular. Ao nascermos, o humor vítreo, tem uma consistência bem densa, com o passar do tempo ocorre a liquefação com consequente descolamento do mesmo. Em virtude do descolamento do vítreo passamos a perceber pequenas manchas no campo de visão, que chamamos de moscas volantes.
Retina
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens das coisas que são vistas. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as imagens para o cérebro através do nervo óptico.
Coroide
A coroide é a camada média do olho, intensamente pigmentada e vascularizada. Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina de oxigênio e nutrientes, necessários para a sua manutenção e, consequentemente, para o bom funcionamento da visão.
Nervo óptico
É a conexão do olho com o cérebro. A imagem capturada pela retina é transmitida para o cérebro através dele. Ao longo da sua estrutura passam vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes.
Glândula lacrimal
A glândula lacrimal fica localizada na parte interna da pálpebra superior. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.
Pálpebras
São formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele na parte externa e conjuntiva na parte interna. Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea.
Cílios
Os cílios são os pequenos pelos localizados nas bordas externas das pálpebras. Eles protegem os olhos de sujeiras ou partículas suspensas no ar