Quais as partes do conto de Cinderela que aborda elementos do Antigo Regime?
*me ajudem é urgente*
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Cinderela:
No conto da Cinderela, o seu famoso sapato de cristal se tornou parte de uma das versões deste conto para dar um final feliz a protagonista, que nem sempre vivenciou algo do tipo. A história da Cinderela é bem antiga, versões deste conto foram encontrados na China antiga, no século IX.
“A exaltação da pequenez do pé feminino, em torno da qual gira a trama de Cinderela, foi associada ao hábito, característico das classes altas na China, de amarrar bem apertado, desde a primeira infância, os pés das mulheres. Trata-se de uma conjetura plausível. Por outro lado, sabe-se que a mais antiga dentre as versões conhecidas da fábula de Cinderela foi redigida por um erudito funcionário, Tuang Ch'eng-Shih (800-863), que a ouvira de um de seus servos, originário da China meridional. Juntando os ossos de um peixe milagroso, morto pela madrasta, a protagonista - Sheh-Hsien - obtém um par de sandálias de ouro e um vestido de penas de alcione, com o qual vai à festa em que encontrará o rei”. (GINZBURG, 1991, p. 225-226).
Contudo as versões de Perrault, dos Grimm e da Disney são as mais conhecidas e famosas. A Cinderela também pode ser encontrada sob o nome de a Gata Borralheira, a qual narra a história de uma jovem e bonita mulher sofredora, que procura a felicidade.
"Num dos primeiros contos do ciclo de Cinderela, a heroína torna-se empregada doméstica, a fim de impedir o pai de forçá-la a se casar com ele. Em outro, a madrasta ruim tenta empurrá-la para dentro de um fogão, mas incinera, por engano, uma das mesquinhas irmãs postiças". (DARNTON, 1986, p. 28).
“Na versão européia mais remota, Cinderela, a enteada maltratada, não pode ir ao baile porque a madrasta a impediu (proibição); recebe o vestido, os sapatos etc. (doação dos instrumentos mágicos pelo ajudante); dirige-se ao palácio (superação da proibição); foge, perdendo o sapato, que depois consegue, a pedido do príncipe, calçar (tarefa difícil que conduz ao reconhecimento da heroína), enquanto as meias-irmãs tentam inutilmente fazer o mesmo (o falso herói manifesta pretensões infundadas); desmascara as meias-irmãs antagonistas; casa com o príncipe. O enredo, como se vê, repete o esquema que foi identificado nas fábulas mágicas. Uma de suas funções - a marca impressa no corpo do herói ou da heroína - é facilmente reconhecível no detalhe crucial do sapato perdido. O monossandalismo de Cinderela é o sinal de quem foi ao reino dos mortos (o palácio do príncipe)”.
No conto da Cinderela, o seu famoso sapato de cristal se tornou parte de uma das versões deste conto para dar um final feliz a protagonista, que nem sempre vivenciou algo do tipo. A história da Cinderela é bem antiga, versões deste conto foram encontrados na China antiga, no século IX.
“A exaltação da pequenez do pé feminino, em torno da qual gira a trama de Cinderela, foi associada ao hábito, característico das classes altas na China, de amarrar bem apertado, desde a primeira infância, os pés das mulheres. Trata-se de uma conjetura plausível. Por outro lado, sabe-se que a mais antiga dentre as versões conhecidas da fábula de Cinderela foi redigida por um erudito funcionário, Tuang Ch'eng-Shih (800-863), que a ouvira de um de seus servos, originário da China meridional. Juntando os ossos de um peixe milagroso, morto pela madrasta, a protagonista - Sheh-Hsien - obtém um par de sandálias de ouro e um vestido de penas de alcione, com o qual vai à festa em que encontrará o rei”. (GINZBURG, 1991, p. 225-226).
Contudo as versões de Perrault, dos Grimm e da Disney são as mais conhecidas e famosas. A Cinderela também pode ser encontrada sob o nome de a Gata Borralheira, a qual narra a história de uma jovem e bonita mulher sofredora, que procura a felicidade.
"Num dos primeiros contos do ciclo de Cinderela, a heroína torna-se empregada doméstica, a fim de impedir o pai de forçá-la a se casar com ele. Em outro, a madrasta ruim tenta empurrá-la para dentro de um fogão, mas incinera, por engano, uma das mesquinhas irmãs postiças". (DARNTON, 1986, p. 28).
“Na versão européia mais remota, Cinderela, a enteada maltratada, não pode ir ao baile porque a madrasta a impediu (proibição); recebe o vestido, os sapatos etc. (doação dos instrumentos mágicos pelo ajudante); dirige-se ao palácio (superação da proibição); foge, perdendo o sapato, que depois consegue, a pedido do príncipe, calçar (tarefa difícil que conduz ao reconhecimento da heroína), enquanto as meias-irmãs tentam inutilmente fazer o mesmo (o falso herói manifesta pretensões infundadas); desmascara as meias-irmãs antagonistas; casa com o príncipe. O enredo, como se vê, repete o esquema que foi identificado nas fábulas mágicas. Uma de suas funções - a marca impressa no corpo do herói ou da heroína - é facilmente reconhecível no detalhe crucial do sapato perdido. O monossandalismo de Cinderela é o sinal de quem foi ao reino dos mortos (o palácio do príncipe)”.
Respondido por
1
No conto da Cinderela, o seu famoso sapato de cristal se tornou parte de uma das versões deste conto para dar um final feliz a protagonista, que nem sempre vivenciou algo do tipo. A história da Cinderela é bem antiga, versões deste conto foram encontrados na China antiga, no século IX.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás