História, perguntado por karlajuliana217, 10 meses atrás

quais as origens do conflito arabe-israelense​

Soluções para a tarefa

Respondido por diogobrancao
7

Resposta:

As guerras árabe-israelenses foram os conflitos travados entre Israel e diferentes nações árabes após a criação do Estado de Israel em 1948. ... Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina.

Explicação:


karlajuliana217: obrigada
Respondido por rosanadidomenico
3

Resposta:

foram motivados pelo controle da Palestina

Explicação:

No começo do século XX, a Palestina era majoritariamente ocupada por árabes e muçulmanos. Durante a Primeira Guerra Mundial, os ingleses haviam prometido a criação de um Estado judeu. O grande porém é que os ingleses também haviam feito a mesma promessa para os palestinos durante os anos da guerra. Os ingleses precisavam do apoio dos árabes na luta contra os otomanos. Depois da guerra, a ideia de formação de um Estado judeu na Palestina foi apoiada pela Liga das Nações, o que gerou insatisfação e reforçou o nacionalismo árabe.  Durante a década de 1930, uma série de fatores reforçou a imigração de judeus para a Palestina.  Além disso, a crise de 1929 havia fortalecido os movimentos fascistas na Europa e registrou-se um crescimento acentuado do antissemitismo.

À medida que a presença judaica na Palestina aumentava, a rivalidade com os árabes também crescia. Isso gerou duas respostas: 1ª) revoltas organizadas pelos movimentos nacionalistas dos árabes palestinos; 2ª) formação de milícias de extrema-direita entre os judeus, que atacavam localidades habitadas pelos árabes.

Depois da Segunda Guerra Mundial e por causa do Holocausto na Europa, a presença dos judeus na Palestina aumentou consideravelmente. Em 1945, os judeus eram 808 mil de 1,97 milhão de habitantes da Palestina. Nesse momento também houve o fim do domínio britânico sobre a Palestina. A resolução da disputa entre árabes e judeus foi entregue para a ONU.

Perguntas interessantes