Quais as mutações genéticas que podem ocorrer? explique cada uma delas.( Deleção,inversão e insersão) de genes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Deleção – é a designação dada em genética à perda total ou parcial de um segmento do cromossomo. Deficiências são percebidas durante o pareamento de cromossomos na meiose . Um exemplo humano é a síndrome de cri du chat (síndrome do miado do gato), em que falta um fragmento do braço curto do cromossomo 5.
Inversão – é a ocorrência de duas quebras em um cromossomo unifilamentoso durante a intérfase e a soldadura em posição invertida do fragmento ao restante do cromossomo. A inversão é dita paracêntrica se as quebras ocorrerem em um mesmo braço cromossômico, e é denominada pericêntrica se o fragmento cromossômico invertido incluir o centrômero. Quando uma inversão está presente, uma alça é formada durante o pareamento dos cromossomos na meiose I.
A ocorrência de uma permuta no local de uma inversão paracêntrica fará com que de cada bivalente surjam dois cromossomos gaméticos anormais (um dicêntrico e outro acêntrico), um normal e outro com a inversão original:
A ocorrência de permuta em uma inversão pericêntrica fará com que um bivalente dê origem a dois cromossomos anormais (ambos com uma deficiência e uma duplicação), um cromossomo normal e outro com a inversão original. Uma inversão geralmente não causa um fenótipo anormal nos portadores. Sua importância médica é para a progênie, pois há o risco de produzir gametas anormais que podem levar a uma prole não-balanceada.
Inserção – é a adição de um ou mais pares de bases de nucleotídeos em uma sequência genética. Isto pode ocorrer em regiões de microssatélites devido ao deslizamento de ADN polimerase. A nível cromossómico, uma inserção refere-se à inserção de grandes sequências em um cromossomo. Isto pode ocorrer devido a sobrecruzamento desigual durante a meiose.
Explicação: