Ed. Física, perguntado por adrianomlobato, 10 meses atrás

quais as mudanças psicossociais que um idoso apresenta​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizeduardomarcaldas
4

Resposta:Este estudo inclui uma pesquisa com sujeitos maiores de 60 anos, participantes de três grupos de convivência para idosos na cidade de Porto Alegre/RS/

Brasil. Investigou-se como o inter-relacionamento grupal influencia nas mudanças da vida na velhice, nas relações dos grupos e dos indivíduos com a

sociedade. Nestes sujeitos, constatou-se uma procura de estímulo externo

(grupos) para serem socialmente reativados, cujo processo disparador foi a

indignação com a solidão, improdutividade mental, física e relacional gerada

pelas perdas: aposentadoria, viuvez, ausência dos filhos, etc

Explicação:espero te ajudado e dinada da estrela

Respondido por luanakslu
4

Resposta:

   Do ponto de vista biológico, o envelhecimento caracteriza-se pelas mudanças morfológicas e funcionais resultantes das transformações a que o organismo se submete ao longo da vida, nem toda mudança que ocorre em nosso organismo está fundamentalmente ligada à idade por si só. É necessário incluir outros fatores que contribuem para essas mudanças no organismo, como o ambiente, radicais livres, alterações imunológicas, alimentação e atividades.

    As mudanças físicas que acontecem no organismo quando do envelhecimento biológico não são simultâneas, mas ao contrário, os órgãos seguem padrões diferentes de envelhecimento e os classificamos de primários e secundários.

    O envelhecimento primário consiste em processos de deterioração biológica, geneticamente programados, que acontecem inclusive nas pessoas que tem muita saúde e que não passaram por doenças graves na vida. Estes processos fazem parte da programação natural de nosso sistema biológico sendo assim inevitável sob quaisquer circunstâncias individuais e ambientais.

      O envelhecimento secundário refere-se aos processos de deterioração que aumentam com a idade e se relacionam com fatores que podem ser controlados, como, por exemplo, a alimentação, a atividade física, os hábitos de vida e as influências ambientais. Esses fatores dependem de cada indivíduo, então podemos assim afirmar que pode ser prevenido, e é evitável e não universal.

    Relacionado ao desenvolvimento cognitivo nesta fase, nossa capacidade para lidar e para interagir adequadamente com o ambiente vai depender, em grande medida, de nossa habilidade para detectar, para interpretar e para responder de maneira apropriada à informação que chega até os nossos sentidos. O envelhecimento biológico do cérebro é, em geral, evidenciado pela perda de intelecto, memória, capacidade criativa e cognitiva. Mas, ao contrário do que se pensa, esse processo não acontece de repente, logo que a pessoa atinge uma determinada idade, trata-se de um processo lento que progride com o passar dos anos.                                                    

Explicação:

   A idade adulta e a velhice são etapas de mudanças psicológicas de enorme relevância. Conhecendo a teoria sobre a idade adulta e velhice, faz-se necessário sua aplicação à prática. Neste sentido, este estudo justifica-se e buscará, dentro das possibilidades apresentadas, a entrevista com o adulto e o idoso, ressaltando os aspectos físicos, sociais, afetivos e cognitivos.

Espero ter te ajudado ;D

   Bons estudos!!!

Perguntas interessantes