Quais as mudanças e permanências que envolvem a instituição familia ao longo do contexto histórico?
Soluções para a tarefa
Sobre as mudanças que envolvem a instituição família, o único modelo de estrutura familiar no passado que era reconhecido pela sociedade e considerado o "adequado" era o modelo de família Matrimonial (casamento entre duas pessoas, e posteriormente os nasciam os filhos do casal), e só quando se tratava de uniões heterossexuais.
Com o passar do tempo passaram a reconhecer outros modelos de família, uma vez que elas sempre existiram e o Estado precisava dar amparo jurídico a estas famílias, bem como exigir que a sociedade respeitasse esses agrupamentos da mesmo forma que respeitava a família matrimonial.
Assim, dentre os diferentes modelos de estrutura familiar tem-se:a família monoparental (constituída por um dos pais e seus filhos); família anaparental (família que não tem pais, só irmãos); família reconstituída ou mosaico (pais separados e filhos de diferentes relacionamentos); família eudemonista (constituída por afetividade, família afetiva).
E o que permanece é o elo que liga e envolve as famílias, o intuito de estarem juntos, seja família consanguinia ou uma família afetiva. No mais, sobre o que antes era conhecido como pátrio poder, conferido unica e exclusivamente ao pai, atualmente se tornou o poder familiar, que é conferido tanto ao pai quanto a mãe, como promoção da igualdade de gênero.