História, perguntado por ev6629655, 7 meses atrás

quais as medidas mais importantes do governo de quadros​

Soluções para a tarefa

Respondido por gih3985
1

Jânio buscou afastar-se das tradicionais forças políticas do país. Acredita que assim teria mais liberdade para governar, pois não teria compromissos com partidos políticos. Desta forma, as negociações com o Congresso Nacional ficaram difíceis e, muitas vezes, conflituosas.

Principais medidas polêmicas tomadas por Jânio:

- Proibição das brigas de galo.

- Proibição do uso de biquínis nas praias.

- Proibição do lança-perfume.

Política externa

Na área externa, Jânio procurou romper com a dependência dos Estados Unidos. Aproximou-se dos movimentos nacionalistas e de esquerda.

- Buscou reaproximar diplomaticamente o Brasil da União Soviética (país socialista).

- Enviou o vice-presidente, João Goulart, em missão oficial para a China (país que seguia o socialismo).

- Criticou a política dos Estados Unidos com relação a Cuba.

- Condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período).

Esta política externa desagradou muito os setores conservadores da sociedade brasileira, os políticos de direita e também as Forças Armadas do Brasil.

Renúncia

Com baixa popularidade, enfrentando uma crise econômica, sem apoio de grande parte do legislativo e com o descontentamento dos militares, o governo Jânio Quadros entrou em colapso sete meses após seu início. Em 25 de agosto de 1961, Jânio enviou uma carta ao Congresso Nacional comunicando sua renúncia. Deu poucas explicações dos motivos, falando apenas que havia “forças contra ele"

Perguntas interessantes