Quais as manifestações artísticas dos povos indígenas potiguaras?
Soluções para a tarefa
> HISTÓRIA
No século XVI, os potiguaras somavam aproximadamente 90 000 indivíduos. Eram grandes canoeiros e combateram os invasores portugueses. Eles falavam a língua TUPI antiga e celebravam os ritos que compunham a mitologia tupi. Nos vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome "Camarão", sendo o mais célebre destes o combatente Filipe Camarão (1580/1600-1648), considerado um dos maiores ameríndios da história luso-americana, já que foi decisivo, a exemplo do luso-paraibano André Vidal de Negreiros, na grandiosa vitória contra os neerlandeses durante a Insurreição Pernambucana (1645-1649).
> ORGANIZAÇÃO E ALDEIAS
Em termos organizativos, a distribuição do poder de decisão e de representação se dá a partir dos grupos de famílias extensas, que geralmente estão alocadas em aldeias próximas umas às outras. Cada aldeia possui um cacique ou representante que media as relações da comunidade com os órgãos oficiais (Fundação Nacional do Índio, Fundação Nacional de Saúde, prefeituras etc.) e comerciais (usinas, guias de turismo, criadores de camarão etc.) e resolve pequenos problemas da localidade. Além desses representantes locais, existe um cacique-geral, que representa o grupo em seu todo, principalmente perante os órgãos oficiais e a justiça. Esses cargos são resultado das adaptações realizadas historicamente nas formas de representação política do grupo étnico desde o século XIX.
Neste contexto, os povoados que são considerados aldeias são aqueles que possuem um líder ou representante, geralmente chamado de cacique, não importando necessariamente a quantidade de pessoas que neles habitem.