quais as justificativas utilizadas pelos defensores da republica para realizar a mudança de governo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao analisarmos de perto o processo de formação da República no Brasil, logo percebemos que o novo regime fora instituído pela força de uma minoria, apartada da maioria absoluta da população brasileira. Membros das forças militares e mais um restrito grupo de intelectuais discutiram, desde os tempos imperiais, as justificativas que fundamentariam a criação de uma República em terras tupiniquins. Entre outros argumentos, o conceito de modernização e o positivismo tinham grande destaque.
Chegando a 1889, a consolidação de uma República formada por um golpe desprovido de qualquer apoio popular abria espaço para a ocupação de uma lacuna. Afinal de contas, mesmo que apresentasse seus problemas, a extinção do Império criava um vazio no imaginário político nacional. Desse modo, os defensores do novo governo saíram em busca da constituição de um passado capaz de estabelecer a utopia republicana como um ideal que se materializou pela força de uma experiência dada ao longo do tempo.
O Republicanismo é uma forma de governo na qual defende-se a escolha de um chefe de Estado por intermédio do voto, logo, a participação do povo no meio político é notória e ativa.
Ademais, o governante assume o posto por um determinado período de tempo, o que é diferente por exemplo, do período monárquico, no qual a administração de uma região é vitalícia.
O Republicanismo
São motivos que levaram a população a aderir a esse ideal:
- O desejo por meio liberdade econômica;
- A maior participação política;
- A busca por maior representação social.
Saiba mais sobre o republicanismo em: https://brainly.com.br/tarefa/6387572
#SPJ2