Sociologia, perguntado por kathyanemartins, 1 ano atrás

Quais as influências filosóficas que estiveram por trás do movimento de maio de 1968?
Os motivos que estavam por trás dos eventos de "Maio de 1968"

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiz
17

Em 1968 houve uma greve geral na França que adquiriu dimensões revolucionárias e foi suprimida pelo Partido Comunista Francês, stalinista e contida pelo governo, que acusou os insurgentes de tramar contra a ordem estabelecida da República.

Esse movimento foi iniciado com greves estudantis em algumas instituições de Paris, após confrontos com a administração e a polícia. Os acontecimentos decorrentes desses conflitos culmiram em uma greve geral dos estudantes e em ocupações de fábricas em toda a França, com a adesão de cerca de 10 milhões de trabalhadores, ou seja, aproximadamente dois terços dos trabalhadores de toda a França. Os protestos chegaram ao ponto de levar o general Charles de Gaulle a criar um quartel general de operações militares e dissolver a Assembleia Nacional. Em 23 de junho de 1968, aconteceram as eleições parlamentares convocadas por ele.

Os rebeldes eram influenciados por ideais de esquerda, tanto comunistas, quanto anarquistas e queriam renovar os padrões sociais. Uma minoria deles era partidária de ideias conservadoras.

A situação era tão crítica que Charles de Gaulle se refugiou na Alemanha, mas rapidamente o movimento acabou, sob orientação do Partido Comunista Francês e da Confédération Générale du Travail.

Ao final, ironicamente, o partido gaullista adquiriu ainda mais poder…

Perguntas interessantes